fbpx

Dia Mundial da Luta contra o Cancro | IPO do Porto assinala efeméride com novo episódio dedicado ao Cancro na Idade Jovem

Uncategorised
Tools
Typography

No âmbito do Dia Mundial da Luta contra o Cancro, que se assinala esta sexta-feira, o IPO do Porto lança o 5º episódio do podcast “Cancro sem Temor”, com o tema “O Cancro em Idade Jovem”. Nesta conversa procura-se compreender o impacto desta doença na faixa etária entre os 15 e os 39 anos. Quais os tipos de cancro mais prevalentes e as especificidades que é necessário ter em conta no acompanhamento destes doentes, nomeadamente as questões de preservação da fertilidade e o impacto na sexualidade, são alguns dos temas em destaque.

Este episódio conta com a participação de Ana Ferreira (Médica Oncologista do IPO Porto), Daniela Filipa Rocha (doente com cancro da mama metastizado) e Rosa Sobral (amiga da doente Daniela Filipa Rocha), numa abordagem ao impacto do diagnóstico e da doença numa fase da vida em que o foco é, essencialmente, o futuro e quando por norma existem muitos planos para concretizar. Como lidar com a notícia, aceitar e adaptar a vida a esta nova realidade são desafios a ter em conta perante um diagnóstico de cancro.  

“Cancro sem Temor” é um projeto inédito do IPO do Porto, dirigido a toda a população, com o objetivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência. Através de diferentes testemunhos e perspetivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a lidar melhor com ela. Olhar para a doença de diferentes perspetivas, psicológico, emocional, farmacológico, médico e social. O impacto do diagnóstico no indivíduo e no seu mundo.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).

LPMCancroSemTemor