Onde é que Andam as Ajudas Técnicas e os Materiais de Apoio para os Deficientes?

Uncategorised
Tools
Typography

Isto de ser deficiente tem muito que se lhe diga. Já não bastam as naturais dificuldades do dia a dia para ainda termos de ser castigados com a burocracia dos procedimentos para aquisição e entrega das ajudas técnicas e a redução dos custos pelas entidades administradoras do Serviço Nacional de Saúde!

Mas será que ainda não perceberam que a maioria das ajudas técnicas/produtos de apoio são extensões do nosso organismo, indispensáveis para a nossa autonomia e funcionalidade?

E que o custo de qualquer ajuda técnica e produto de apoio é sempre inferior aos custos secundários decorrentes das complicações devidas à não atribuição atempada ou adequada da ajuda técnica em si?

Será assim tão difícil desenvolver um modelo em que as ajudas técnicas standard estejam imediatamente disponíveis e que as confecionadas por medida tenham como demora na atribuição o tempo de confeção e transporte?

Não o cremos. Como também não cremos que, feitas as contas, os nossos governantes não reconheçam que o valor total anual e nacional utilizados para ajudas técnicas/produtos de apoio é irrisório comparativamente a outros orçamentos, sobretudo tendo em conta os ganhos em saúde e qualidade de vida e a prevenção de complicações, essas sim com custos agravados.

Numa sociedade que se afirma democrática e inclusiva, onde é que andam a democracia e a inclusão? Ou afinal não temos o mesmo direito aos cuidados de saúde que todos os portugueses?!

Porque, assim, somos mesmo os outros!

Fonte: Movimento DeterminanteMovimentoDeterminante