Universidade do Algarve implementa SNC-AP com PRIMAVERA

Uncategorised
Tools
Typography

A Universidade do Algarve é a mais recente instituição de ensino superior a recorrer à tecnologia da PRIMAVERA BSS para o setor público. A gestão dos 1300 funcionários, projetos de investigação, gestão contabilística e financeira e reporte ao Estado passaram a ser tratados de forma integrada na solução PRIMAVERA Public Sector, um ERP (Enterprise Resource Planning) desenvolvido especificamente para o setor e utilizado diariamente em diversas instituições de ensino em Portugal.

Em ano de comemoração do 40º aniversário, a instituição do sul do país, que disponibiliza mais de 170 cursos de formação inicial e pós-graduada, adotou um novo sistema de gestão com o objetivo de centralizar toda a informação de gestão, obter um maior controlo dos dados e simplificar o reporte ao Estado, de acordo com as novas normas contabilísticas para o setor público, o SNC-AP.

Assumindo uma posição de relevo no ensino em Portugal, a instituição tem apostado em projetos que visam uma crescente notoriedade a nível nacional e internacional. Com a adoção do novo sistema de gestão, a instituição procurou garantir solidez na gestão das diversas unidades orgânicas de Ensino Superior Universitário e Politécnico e solidez no reporte financeiro ao Estado, utilizando um novo normativo contabilístico que está em vigor para as instituições da Administração Pública, o SNC-AP.

De acordo com o administrador, António Cabecinha, “a integração de processos é hoje uma necessidade de gestão prioritária, pois numa instituição desta dimensão há uma imensidão de dados que só é possível gerir com rigor se os mesmos estiverem interligados de forma absolutamente fiável. A capacidade de integração das soluções PRIMAVERA foi fundamental neste processo, pois garante fluidez na gestão da informação contabilística e financeira, do pessoal, do património, gestão de projetos de investigação, tudo isto aliado ao cumprimento das exigências de reporte ao Estado”. Segundo o responsável, “com o sistema da PRIMAVERA passa-se também a obter um maior controlo orçamental e de execução de projetos co-financiados, mecanismos muito importantes na atividade da instituição”.

Em fase de conclusão – estando prevista, ainda este ano, a demonstração dos resultados seguindo todas as normas do SNC-AP -, o projeto foi liderado pela PRIMAVERA PUBLIC SERVICES, unidade de negócios da PRIMAVERA que se dedica em exclusivo ao setor público.

A solução PRIMAVERA Public Sector é já uma referência nas instituições de ensino Superior em Portugal, sendo um dos ERP’s mais utilizados na gestão de instituições de ensino em Portugal, como a Universidade do Porto, a Universidade dos Açores, diversos Institutos Politécnicos ou os serviços de Ação Social da Universidade do Minho.

Sobre a Universidade do Algarve

A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 8 mil alunos, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 80 nacionalidades, onde se destacam os estudantes vindos do Brasil.

Com 40 anos de existência, aparece pela segunda vez consecutiva no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019,  que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos. Entre as oito instituições de ensino superior portuguesas que integram este ranking internacional, a UAlg destaca-se no indicador que avalia a projeção internacional.

Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2019, destacando-se como a melhor universidade portuguesa na área de  Hospitality & Tourism Management. O Shanghai Ranking’s selecionou as 300 melhores instituições de todo o mundo, colocando a UAlg no Top 100, com a melhor classificação nacional nesta área, entre as posições 51-75, liderando o lote das quatro universidades portuguesas avaliadas.

Pela primeira vez, na posição 101-125, também aparece no ranking do Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias.

A UAlg oferece mais de 170 cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.

Sobre a PRIMAVERA BSS

A PRIMAVERA – Business Software Solutions, S.A. é uma multinacional portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções de gestão e plataformas para integração de processos empresariais. Com uma equipa experiente e altamente qualificada de 300 colaboradores, a PRIMAVERA BSS está presente em Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau. A PRIMAVERA BSS posiciona-se como um parceiro e fornecedor de excelência de soluções tecnológicas que visam ajudar os atuais 40 mil clientes, espalhados por mais de 20 países, a gerir os seus negócios.

A PRIMAVERA BSS distingue-se pela inovação contínua das suas soluções, através de uma política de investimento em Investigação e Desenvolvimento e da participação da sua massa crítica em programas de I&D de centros de investigação e universidades.

Mais informações: http://pt.primaverabss.com/pt/

Fonte: TaylorUniversidadeAlgarve1