Reunião do Grupo de Trabalho dos furtos de Citrinos e Alfarroba na região do Algarve

Uncategorised
Tools
Typography

Realizou-se ontem, dia 04 de abril, às 10:00h, na sede da DRAP Algarve, a reunião semestral do Grupo de Trabalho dos Furtos de Citrinos e Alfarroba no Algarve, criado por despacho do Sr. Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, de 12-08-2016, com vista a realizar-se o ponto de situação da execução do Plano de Ação aprovado, balanço das atividades desenvolvidas e definição de ações futuras.

Nesta reunião, que contou mais uma vez com a participação da  DRAP Algarve, ASAE, GNR e representantes das organizações de produtores representativos do setor (FRUSOAL, CACIAL e AGRUPA), foi mais uma vez evidente o forte comprometimento de todos os envolvidos com o Plano.

Os presentes foram unânimes em concordar que no último ano se manteve a tendência de diminuição de ocorrências de furto de citrinos, constatando-se um aumento significativo do roubo de abacates e alfarroba, muito por força da excelente valorização que estes produtos têm vindo a ter.

Foi sublinhada a importância que tiveram as ações de fiscalização realizadas, reforçando-se a necessidade da continuidade do plano e a sua evolução no sentido de se procurar a estratégia mais adequada e eficaz, envolvendo-se outros organismos com competências na matéria e integrando medidas de âmbito regulamentar ou legislativas, que noutras situações similares tiveram sucesso, como é exemplo o roubo de pinhão.

Fonte: DRAPAlgCitrinosAlfarrobaAlgarve1CitrinosAlfarrobaAlgarve3