Lagos - projeto da Escola Secundária Gil Eanes

Uncategorised
Tools
Typography

Valéria Tabacaru é uma dos muitos estudantes da cidade de Lagos que levam a sério a sua preparação e se empenham em conciliar o estudo com várias outras actividades próprias dos jovens e se mantêm, desde cedo, integrados na comunidade a que pertencem.

No próximo sábado, dia 9 de fevereiro, pelas 16 horas, a Biblioteca Municipal Dr Júlio Dantas vai recebê-la e ao seu livro “Um olhar à procura do sentido das coisas”, colectânea de crónicas que, ao longo de três anos, mensalmente tem publicado no blog “Notícias do Gil”, do Agrupamento de Escolas Gil Eanes. Foi desta forma que Valéria correspondeu ao desafio que o professor Fernando Ildefonso sempre lança aos seus alunos da disciplina de Filosofia e recebe agora o melhor prémio que poderia desejar: ver as suas cónicas em formato de livro.

Alguns colegas seus – Laura Aires e também Anastácia Moreira, Mike Romano, Íris Nicolau e Soraia Calixto – participaram na ilustração dos textos. A Câmara Municipal de Lagos patrocinou integralmente a edição e o Grupo dos Amigos de Lagos reuniu as trinta e quatro “Crónicas de Valéria” como número 20 de “Conhecer Lagos”, colecção dedicada aos autores e a temas da sociedade lacobrigense.

A cidade, o mundo em que vivemos, os interesses e as preocupações que acompanharam Valéria e os seus colegas, durante estes três anos em que esteve mais atenta na procura do sentido das coisas, tornam esta obra também um preciso documento, que as três entidades envolvidas gostosamente decidiram disponibilizar em suporte mais tradicional.

Espera-se, com o lançamento das crónicas de Valéria Tabacaru – no auditório da Biblioteca da cidade, com a participação de muitos estudantes e muitos professores – e com a expectativa que o evento decerto criará, que se prolongue o interesse pela recente comemoração do 446º aniversário da levação da Lagos a cidade, a 27 de Janeiro. Esta edição assinala também o 26º aniversário do Grupo dos Amigos de Lagos, fundado no mesmo dia.

Fonte: Grupo Amigos LagosOlharLagos