Hotéis do Algarve promovem "Caminhada Verde" no melhor destino para caminhadas da Europa

No próximo dia 2 de junho, vários hotéis do Algarve, unem-se num evento para a consciencialização da preservação do meio ambiente, o Climate Change Trekking. Esta iniciativa terá lugar no trilho dos Sete Vales Suspensos de Lagoa, destinando-se a todos os adeptos de caminhadas e cujo valor da inscrição reverte na totalidade para a QUERCUS.

Recorde-se que este trilho foi recentemente eleito como «O Melhor Destino para Caminhadas da Europa», num ranking promovido pela European Best Destinations, que contou com a votação de mais de 28 mil viajantes de 153 países.

O percurso de cerca de 7 quilómetros tem início pelas 08h30, na Praia da Marinha, passando pela praia de Benagil e terminando novamente no local de partida, onde será feita uma ação de limpeza no areal que visa sensibilizar para a redução da poluição nas praias portuguesas.

A inscrição nesta atividade tem o custo de 10€ até dia 30 de maio e inclui a oferta de uma t-shirt e uma garrafa de alumínio, incentivando à não utilização de garrafas de plástico, que se traduzem num dos maiores flagelos dos nossos oceanos. No próprio dia o valor da inscrição aumenta para 15€.

“Esta iniciativa tem como objetivo consciencializar a população para as alterações climatéricas a que temos assistido e pelo qual somos todos responsáveis. Queremos juntar 500 participantes numa manhã de união, que junta um envolvente único com um propósito muito claro, mostrar que não basta falar e é preciso agir e atuar”, afirma Lourenço Ribeiro, Diretor Geral Be Live Hotels.

O Climate Change Trekking é promovido em conjunto por várias unidades hoteleiras da região, como o Hotel BeLive Family Palmeiras Village, Monte Santo Resort, Tivoli Carvoeiro, Hotéis Pestana, Agua Hotels Riverside, Hotel Baia Cristal e Colina Vale da Lapa, contando com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

Para ter acesso a mais detalhes sobre este projeto basta carregar aqui.

Para se inscrever deve carregar aqui.

Fonte: Taylor

 

Reportagem Vídeo: Primavera Literária´19

A Feira do Livro de Faro esteve de regresso e renovada: presença de escritores conceituados, espetáculos literários e musicais, exposições, cinema, workshops e sessões para crianças foram alguns dos ingredientes de um evento inédito que teve lugar de 16 a 19 de maio.

Decorreu assim de 16 a 19 de maio, o evento “Primavera Literária”, na qual esteve integrada, num formato inédito, a 43.ª Feira do Livro de Faro.O Jardim da Alameda foi, pela primeira vez, palco deste evento cultural. O Município de Faro pretendeu dar um novo impulso à sua histórica Feira do Livro, que em conjunto com o festival literário, apresentando uma programação cultural de excelência que trouxe, durante quatro dias, entre as 10h00 e as 24h00, uma nova dinâmica àquele jardim.

O “Primavera Literária” pode ainda recordar três datas que marcam o panorama literário em 2019: os 100 anos que passam desde o nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena e ainda os 120 anos do nascimento do poeta António Aleixo.

Associação Rodas Lentas promove "4º Encontro de Ciclomotores de Silves"

O 4º Encontro de Ciclomotores de Silves, organizado pela Associação Rodas Lentas, com o apoio da Câmara Municipal de Silves, terá lugar no próximo dia 09 de junho.

O encontro dos participantes será na Fissul (09h00) e a partida para o passeio está prevista para as 10h00, terminando o evento pelas 13h00, com um almoço, que será porco no espeto com feijão.

Mais informações e inscrições (que custarão 15 cilindros) deverão ser feitas junto de Bruno Alves (967 600 627) ou pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Fonte: GRP do Mun Silves

Loulé | Grandes filmes, cine-jantares e concerto especial na 12ª Festa do Cinema Italiano

Alguns filmes do melhor que se faz em Itália na recente cinematografia daquele país e um clássico, o “Il Postino” conhecido entre nós por “O Carteiro de Pablo Neruda”. Exibições durante as tardes já solarengas de maio e durante as noites frescas a começar pelas 21h00, após os contagiantes cine-jantares. E, ainda, especialmente neste ano de 2019, um concerto único com musicas das bandas de algumas das películas do cinema italiano. De tudo isto se fará a 12.ª Festa do Cinema Italiano, a décima segunda em Portugal e, por cá, a sexta, desta feita (outra novidade) no Auditório do Solar da Música Nova e no seu pátio exterior.

Razões de sobra para não perder mais uma edição desta festa que projeta na tela “Noites Mágicas” (23 de maio, às 21h00), “Lucia Cheia de Graça” (24 de maio, 21h00), “Made in Italy” (sábado, 25 de maio, 17h00) e, no mesmo dia, “Mulher e Marido” (pelas 21h00).

E se o cinema é cativante, os cine-jantares são verdadeiramente imperdíveis, pois são na verdade os momentos em que mais assumidamente experienciamos a ligação direta que existe entre o cinema e a gastronomia e destes entre ambas as culturas portuguesa e italiana.

Mas o que seria de um filme sem a sua banda sonora? De facto, quantos filmes são recordados mais pela música do que pela história que contam? A banda sonora acompanha os protagonistas evocando sensações de forma indescritível. Assim, nesta edição apresentamos um concerto único que surge da vontade de viajar no universo sonoro de reconhecidos compositores italianos, interpretado pela prestigiada soprano Carla Pontes, acompanhada pela pianista Cristiana Silva.

E por falar nisso deixamos o melhor para o fim: precisamente o filme vencedor do Óscar de melhor banda sonora mas em 1994 já lá vão 25 anos, um clássico, portanto. “O Carteiro de Pablo Neruda” um drama que retrata a vida de exílio do “poeta do amor”, do “poeta do povo”, a amizade com o seu carteiro e a romântica história de amor deste. Dia 26, último dia da Festa do Cinema Italiano, às 17h00. A não perder!

Para mais informações, inscrições e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Fonte: GAP da CM Loulé

Câmara Municipal de Silves apoia "VIII AlcanTuna"

A VIII Alcantuna, encontro de Tunas organizado pela Sociedade Recreativa Alcantarilhense, tem lugar no próximo dia 1 de junho, no Largo da Junta de Freguesia de Alcantarilha, pelas 21h00. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves.

A atuação das tunas terá início às 21h00, com a presença da Tuna BEBES (Tuna Mista UAlg, Portimão), Xelb Tuna (Tuna da Escola Superior de Saúde Jean-Piaget, Silves), Tuna Papamisto (Tuna mista do Politécnico de Portalegre) e Tuna TASCA (Tuna Académica de Setúbal Cidade Amada).

Haverá comes e bebes.

Fonte: GRP do Mun Silves