Banner Alto Página

Olhão | Município promove 1ª Mostra de Atum-rabilho de Olhão

O Município de Olhão organiza, no próximo sábado, 24 de agosto, a 1ª Mostra de Atum-rabilho de Olhão. O evento, que decorre na Av. 5 de Outubro, em frente ao Mercado do Peixe, tem início às 11h00 e conta com o apoio das empresas Tunipex e Peixe Azul.

Uma vez que o concelho acolhe as únicas três armações de onde provém todo o atum capturado e comercializado a nível nacional, o Município de Olhão decidiu destacar esta espécie e mostrar as suas potencialidades através da 1ª Mostra de Atum-rabilho de Olhão.

Com a colaboração das confrarias do Atum (Vila Real de Santo António), do Litão (Olhão) e da Ria Formosa (Faro), a mostra tem início às 11h00 com o ronqueio de um atum com cerca de 200 quilos e a descrição das várias peças do peixe, que depois serão confecionadas de várias formas que todos os presentes poderão degustar.

O atum capturado ao largo de Olhão (Fuseta) é exportado quase na totalidade para o Japão, onde o ronqueio e preparação do atum é uma tradição, transformada mesmo num espetáculo público.

Pela costa algarvia, nas armações de atum existentes ao largo da Fuseta (duas de uma empresa espanhola e outra com capitais japoneses), passam os atuns que valem milhares de euros e rumam quase todos ao Japão. 

O atum-rabilho, o mais apreciado pelos japoneses para o sushi, vem do Atlântico Norte para a desova no Mediterrâneo. De regresso a casa, quando já vai magro, é capturado e engordado nestas armações ao largo de Olhão, antes da sua venda para o Oriente, onde é uma especialidade muito apreciada e bem paga.
 
 
Fonte: Mun de Olhão

Abertura de Concurso - Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola

A Associação IN LOCO, na qualidade de entidade gestora do Grupo de Ação Local para o Interior do Algarve Central, informa que está aberto concurso entre 26 de agosto e 25 de outubro de 2019, para apresentação de candidaturas no âmbito da medida 10 "LEADER", do PDR2020, ao seguinte anúncio:

- 10.2.1.1 - PEQUENOS INVESTIMENTOS NA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA (de 26 de agosto a 25 de outubro 2019)

Os apoios previstos variam entre 40% a 50% do investimento elegível, sob a forma de subvenção não reembolsável.Os investimentos devem estar localizados no território do Interior Algarve Central, que abrange as seguintes freguesias: Guia e Paderne, no Concelho de Albufeira; Santa Bárbara de Nexe, Conceição e Estoi, no Concelho de Faro; Alte, Ameixial, Boliqueime, Salir, São Sebastião e Querença, Tôr e Benafim, no Concelho de Loulé; Pechão e Moncarapacho e Fuseta, no Concelho de Olhão; São Brás de Alportel; São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, no Concelho de Silves; Cachopo, Santa Catarina da Fonte do Bispo e Luz de Tavira e Santo Estêvão, no Concelho de Tavira.Esta informação não dispensa a consulta da legislação em vigor.

O Anúncio e demais informação relevante, nomeadamente legislação, formulários, orientações técnicas que incluem as listas de documentos a apresentar, estão disponíveis no portal do PORTUGAL 2020, em www.portugal2020.pt, no portal  PDR 2020 em www.pdr-2020.pt, ou no sítio do GAL "Interior do Algarve Central" em www.in-loco.pt.
Esclarecimentos junto da Associação IN LOCO através do telefone 289 840 860 ou correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
 
Fonte: In Loco

Castro Marim | "XXII Edição dos Dias Medievais"

De 28 de agosto a 01 de setembro, a Vila de Castro Marim transforma-se numa vila encantada, mas recriando, com todo o rigor, os usos, costumes e vivências do passado medieval. Durante cinco animados dias e noites de regresso à Idade Média, talvez a época mais intrigante da história da humanidade, o Castelo e a Vila transformam-se no cenário ideal para receber reis e rainhas, cavaleiros de armaduras reluzentes, bobos e jograis, comerciantes, monges, damas e nobres, mas também as contradições de uma época simultaneamente bárbara e culta, palco de acontecimentos e decisões que ficaram na história e de magníficas produções culturais e artísticas

Os torneios a cavalo, os teatros de rua, os muitos grupos de animação “passa calles”, com malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, a música medieval, a música e dança árabe-oriental, a música sacra, as danças medievais, a exposição de Instrumentos de Tortura e Punição, o mercado medieval e os banquetes, são algumas das principais atrações e trazem com elas toda a magia desta época tão fascinante.

Os Dias Medievais em Castro Marim têm por palco principal o Castelo, que é o cenário mais leal possível à Idade Média. É aqui que acontecem as maiores recriações, como as de artes e ofícios, onde estão representadas mais de 45 profissões, e os grandes espetáculos, como os torneios medievais a cavalo. É também o Castelo, no Paiol, que acolhe a renovada exposição de Instrumentos de Tortura e Punição (cofinanciada pelo Interreg V-A, apoiada pela União Europeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto FOURTOURS), mostrando-nos uma das razões pela qual a Idade Média é considerada como a Idade das Trevas.

Pelo banquete, outra das grandes atrações deste evento, passam todos os grupos de animação do evento. À semelhança do que acontecia na Idade Média, à luz misteriosa das tochas, os comensais experimentam as melhores iguarias da época, enquanto desfrutam dos espetáculos de animação. Uma experiência inovadora e diferenciada do restante banquete também pode ser adquirida nesta edição, “Seja Rei por uma Noite”, uma mesa real que reúne 10 convivas, com a pompa e circunstância das cortes da Idade Média.

Todas as classes que estruturavam o quotidiano da Idade Média vão estar representadas, clero, nobreza, burguesia e povo, e nas mesmas ruas e ruelas daremos de caras com as criaturas mitológicas, os monstros, as criaturas demoníacas e mágicas, que explicavam tudo o que ainda era vago e impreciso.

O Forte de S. Sebastião, outro dos palcos deste evento, albergará a Guarnição Militar, uma recriação histórica onde poderá ver várias exposições temáticas, exibições de falcoaria, treino de escudeiros, torneios e artes como a de cavalgar, esgrima e arco longo.

Mantendo o rigor, este ano foram reforçadas algumas questões de segurança, de saúde e questões ambientais, um trabalho que pretende elevar os Dias Medievais em Castro Marim a Eco Evento. Este ano, o objetivo passa por conseguir uma redução drástica de resíduos e uma reutilização máxima dos bens e cenários de cada edição. Vão ser utilizados os copos em barro, como desde quase a génese dos Medievais, e há uma efetiva redução de gasto em papel na produção de todos os materiais gráficos.

Por ser uma época transversal a uma série de culturas, consolida-se este ano a ligação histórica do café ao período medieval, estando agora presente em todo o evento, numa parceria mais estreita com a “Delta Cafés”.

As bilheteiras dos Dias Medievais em Castro Marim abrem pelas 15h00, enquanto as atividades e animação do evento arrancam às 17h00 e encerram às 00h00. Durante o evento, organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim, o Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) funcionará como posto de informações e de apoio.

Mais informações em: www.facebook.com/diasmedievaiscastromarim

Fonte: GI da CM Castro Marim

Sete exercícios ao ar livre para que a Bexiga Hiperativa não estrague o seu Verão

Sentir necessidade urgente de ir à casa de banho mais de oito vezes por dia ou acordar várias vezes durante a noite para urinar são sinais que podem indicar que se sofre de bexiga hiperativa, uma síndrome que se caracteriza por contrações involuntárias que criam uma necessidade urgente de urinar, diminuindo o controlo que a pessoa tem sobre a sua bexiga.

Viver com bexiga hiperativa pode ser um desafio, levando, muitas vezes, quem sofre deste síndrome a isolar-se e a deixar de frequentar os sítios de que mais gosta. No verão, a bexiga hiperativa pode tornar-se um desafio ainda maior, uma vez que as roupas são finas e claras e os eventos sociais frequentes muitas vezes não têm acesso fácil à casa de banho. No entanto, esta estação traz também oportunidades, tais como a possibilidade de fazer exercício físico ao ar livre.

Para além de diminuir o risco de doenças, promover a saúde e bem-estar e contrariar os sinais de envelhecimento, a prática regular de exercício físico ajuda a proteger o pavimento pélvico, conduzindo a uma melhoria no controlo da bexiga e reduzindo o risco de problemas como a síndrome de bexiga hiperativa e incontinência urinária. O site Comece Hoje – plataforma criada pela Astellas Farma para ajudar as pessoas a ter uma bexiga mais saudável – destaca alguns exercícios e conselhos que podem ajudá-lo a controlar esta síndrome e a aproveitar melhor o seu verão:

1. Aconselhe-se com um fisioterapeuta – No caso de já ter o diagnóstico de bexiga hiperativa, é muito importante aconselhar-se com um fisioterapeuta para que este possa avaliar a musculatura pélvica e indicar qual a melhor forma de a proteger.

2. Faça alongamentos – Os alongamentos promovem a flexibilidade e o equilíbrio do pavimento pélvico, ajudando a trabalhar a funcionalidade muscular.

3. Pratique Pilates – Esta é uma atividade física que fortalece os músculos, ajudando a manter os órgãos internos na posição correta, o que poderá facilitar o controlo da vontade de ir à casa de banho.

4. Experimente praticar Yoga – Este é um exercício que ajuda no controlo da ansiedade e, consequentemente no relaxamento do pavimento pélvico.

5. Aposte nas caminhadas, na natação e nos passeios de bicicleta – São atividades físicas que podem ajudar a reforçar o pavimento pélvico.

6. Aproveite para dançar – Esta é uma ótima forma de se divertir e cuidar do corpo em simultâneo. Dançar ajuda a reforçar os músculos que suportam os órgãos da região abdominal inferior. Durante as aulas de dança aprende a contrair os músculos do pavimento pélvico, um exercício que pode ir repetindo durante as tarefas do dia a dia.

7. Faça exercícios de Kegel sempre que possível – Estes exercícios consistem na contração e no relaxamento muscular do pavimento pélvico, realizados em ciclos variáveis de cinco a dez segundos. Fazendo-os sempre que possível estará a tonificar os músculos, favorecendo um melhor controlo da uretra.

Para além destes exercícios é muito importante seguir todas as indicações dadas pelo seu médico, nomeadamente no que diz respeito à medicação prescrita. No caso de ter algum sintoma associado a bexiga hiperativa consulte o seu médico de família ou urologista, de forma a que este possa fazer o diagnóstico, indicar o melhor tratamento e melhorar a sua qualidade de vida.

Mais sobre a Bexiga Hiperativa

A bexiga hiperativa consiste numa contração ou aperto involuntário e repentino do músculo da parede da bexiga, mesmo quando esta contém um volume reduzido de urina.

As contrações involuntárias criam uma necessidade urgente de urinar, diminuindo o controlo que a pessoa tem sobre a sua bexiga.

Estas contrações dão origem a sintomas associados à bexiga hiperativa, tais como necessidade urgente de urinar, necessidade frequente de ir à casa de banho (oito ou mais vezes por dia, ou uma ou mais vezes por noite) e, em alguns casos, perdas acidentais de urina, por não se conseguir chegar a tempo à casa de banho.

“Na bexiga mando eu”

Uma plataforma online que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Neurourologia e Uroginecologia  (http://www.nabexigamandoeu.pt/) que vem colmatar a falta de informação que existe sobre esta doença e o seu impacto na qualidade de vida dos doentes, bem como alertar a população para os sintomas com o intuito de reduzir o subdiagnóstico da doença. O portal dedicado a esta patologia é dirigido a doentes, familiares e todas as pessoas que sejam afetadas direta ou indiretamente por este síndrome que é um dos problemas de saúde mais comuns por todo o mundo.

Sobre a Astellas Farma  

A Astellas Farma é uma companhia farmacêutica comprometida com a melhoria do estado de saúde, a nível mundial, fornecendo as mais recentes e inovadoras terapêuticas. O foco da organização está na disponibilização de terapêuticas, ao nível de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e da comercialização de tratamentos eficazes, que melhorem a vida dos doentes, continuando a crescer de forma sustentada no seu setor. É uma das maiores empresas farmacêuticas, que emprega cerca de 17 mil colaboradores em todo o mundo. 

A Astellas está em Portugal desde 1967 e foca-se nas seguintes áreas terapêuticas: Oncologia, Urologia, Transplantação, Anti-infecciosos. 

Para mais informações sobre a Astellas visite http://www.astellas.com.pt/

Fonte: HK Strategies

 

 

 

 

 

Sentir necessidade urgente de ir à casa de banho mais de oito vezes por dia ou acordar várias vezes durante a noite para urinar são sinais que podem indicar que se sofre de bexiga hiperativa, uma síndrome que se caracteriza por contrações involuntárias que criam uma necessidade urgente de urinar, diminuindo o controlo que a pessoa tem sobre a sua bexiga.

Viver com bexiga hiperativa pode ser um desafio, levando, muitas vezes, quem sofre deste síndrome a isolar-se e a deixar de frequentar os sítios de que mais gosta. No verão, a bexiga hiperativa pode tornar-se um desafio ainda maior, uma vez que as roupas são finas e claras e os eventos sociais frequentes muitas vezes não têm acesso fácil à casa de banho. No entanto, esta estação traz também oportunidades, tais como a possibilidade de fazer exercício físico ao ar livre.

Para além de diminuir o risco de doenças, promover a saúde e bem-estar e contrariar os sinais de envelhecimento, a prática regular de exercício físico ajuda a proteger o pavimento pélvico, conduzindo a uma melhoria no controlo da bexiga e reduzindo o risco de problemas como a síndrome de bexiga hiperativa e incontinência urinária. O site Comece Hoje – plataforma criada pela Astellas Farma para ajudar as pessoas a ter uma bexiga mais saudável – destaca alguns exercícios e conselhos que podem ajudá-lo a controlar esta síndrome e a aproveitar melhor o seu verão:

1.      Aconselhe-se com um fisioterapeuta – No caso de já ter o diagnóstico de bexiga hiperativa, é muito importante aconselhar-se com um fisioterapeuta para que este possa avaliar a musculatura pélvica e indicar qual a melhor forma de a proteger.

2.      Faça alongamentos – Os alongamentos promovem a flexibilidade e o equilíbrio do pavimento pélvico, ajudando a trabalhar a funcionalidade muscular.

3.      Pratique Pilates – Esta é uma atividade física que fortalece os músculos, ajudando a manter os órgãos internos na posição correta, o que poderá facilitar o controlo da vontade de ir à casa de banho.

4.      Experimente praticar Yoga – Este é um exercício que ajuda no controlo da ansiedade e, consequentemente no relaxamento do pavimento pélvico.

5.      Aposte nas caminhadas, na natação e nos passeios de bicicleta – São atividades físicas que podem ajudar a reforçar o pavimento pélvico.

Aqua Portimão celebra a "Just Dance Party"

O evento Just Dance chega ao centro comercial Aqua Portimão, onde terá a oportunidade para mostrar os seus melhores moves e ainda se habilita a ganhar prémios incríveis.

O centro comercial Aqua Portimão, gerido pelo grupo Klépierre em Portugal, celebra o 10º aniversário do jogo Just Dance com um evento único no país, que promete muito ritmo, música e animação. De 26 a 30 de agosto das 13h00 às 21h00, o Piso 1 do centro comercial transforma-se numa autêntica pista e conta ainda com a presença de uma das figuras nacionais mais reconhecidas do mundo da dança, o Cifrão.

O Aqua Portimão convida a participar em competições diárias do jogo Just Dance, numa versão transportada do ecrã para a realidade para proporcionar uma experiência de jogo in loco e cheia de prémios. Uma Nintendo Switch, uma viagem a Paris e ainda a possibilidade de integrar o jogo Just Dance 2020 são algumas das surpresas reservadas para os vencedores.

No dia 30 de agosto das 18h00 às 20h00, o Cifrão junta-se à Just Dance Party com a promessa de meter todos a dançar.

A diversão continua para além da pista de dança com a “Studio Experience”, onde os participantes têm a oportunidade de entrar no jogo Just Dance para criar um avatar personalizado, através da realidade aumentada. Pinturas faciais, acessórios para tirar as fotografias mais originais e muitas outras surpresas garantem momentos únicos e memoráveis.

Os dias vão ser de festa e vividos com muito entusiasmo! Junte a sua família e amigos, calce uns ténis confortáveis, traga muita energia e está preparado para este mega evento onde poderá dançar ao som dos maiores hits musicais.

Não perca a animação da Just Dance Party no Aqua Portimão e revele os seus melhores passos de dança!

Fonte: Companhia Soluções