Olhão | "Passeio Motard Pais Natal" 2019 no Concelho

Organizado pelo Município de Olhão, Motoconvivio de Olhão e Moto Clube de Moncarapacho, vai realizar-se o "Passeio Motard de Pais Natal" 2019 pelo Concelho de Olhão, no dia 21 de dezembro de 2019, sábado das 13h30 às 19h00.

PROGRAMA:

13h30 - Avenida da República

14h00 - Início do desfile

14h30 - Junta de Freguesia de Olhão

14h45 - Junta de Freguesia de Quelfes

15h00 - ACASO

15h45 - Misericórdia de Moncarapacho

16h45 - Sede Grupo Motard Restauração

17h15 - Feira de Natal de Pechão (junto à igreja)

18h00 - Avenida da República

Concerto com Fernando Leal e Denzel

Leve alimentos, roupa e brinquedos para crianças, adultos e animais.

Fonte: Mun de Olhão

 

 

Francisco Lufinha em escolas de Monchique e São Brás de Alportel

Francisco Lufinha, recordista mundial de kitesurf, desloca-se na próxima segunda-feira, dia 9 de dezembro, à Escola Básica Manuel do Nascimento (Monchique) e à EB23 Bernardo de Passos (São Brás de Alportel) onde falará com os alunos sobre a sua experiência desportiva e a importância do pescado na dieta alimentar.

Na Escola Básica Manuel do Nascimento, em Monchique, o atleta participa em duas sessões, às 11h30 e 12h30, que envolverão cerca de 130 alunos do 5º ao 7º anos de escolaridade. Às 15h00, Francisco Lufinha estará na EB23 Bernardo de Passos, em São Brás de Alportel, para um encontro com 80 alunos dos 6º e 7º anos.

A visita insere-se na Campanha de Promoção do Consumo de Carapau, “Carapau é boa onda”, uma iniciativa da Docapesca, que está a percorrer várias escolas de todo o País, com a participação de cinco campeões de modalidades náuticas.

Além de Francisco Lufinha, esta iniciativa conta com a colaboração de Fernando Pimenta (canoagem), Hugo Vau (surf), Joana Pratas (vela) e Teresa Almeida (bodyboard).

Francisco Lufinha foi campeão nacional de kitesurf em 2005 e vice-campeão em 2006. É o atual detentor do recorde mundial da maior viagem de Kitesurf sem paragens, 874 Km durante 48 horas entre Lisboa e a Madeira. Em 2017, fixou um novo recorde mundial da maior viagem de kitesurf em dupla ao percorrer 1.646 km, juntamente com Anke Brandt, recordista mundial alemã, entre Ponta Delgada e Lisboa.

Fonte: MJ Deepstep

Faro | Concerto da Cidade "Natal d'Ossónoba"

O Grupo Coral Ossónoba vai estar na Igreja de São Pedro em Faro, para o Concerto da Cidade, dia 15 de dezembro, domingo às 18h00.

A entrada é livre!
 
Org.. CMFaro / Grupo Coral ossónoba
 

Fonte: CM Faro

 

Olhão | Concerto de Natal traz "Gospel Collective" à Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Olhão acolhe, como todos os anos nesta época festiva, o tradicional Concerto de Natal do concelho. Trata-se de uma organização do Município de Olhão, que este ano acontece na noite de 14 de dezembro, às 21h00, com o grupo Gospel Collective.
 
Gospel Collective é um grupo de música gospel, dirigido pela cantora e maestrina Anastácia Carvalho e composto por cerca de 50 elementos. Oriundo de Lisboa, alberga cantores profissionais e amadores de diferentes áreas musicais e nacionalidades dentro da lusofonia, com intérpretes de mérito reconhecido.
O coro tem membros com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos, reunindo experientes cantores das áreas do jazz, soul, rock, afrobeat, hip-hop, pop, reggae e funk, que em comum têm a paixão pela música espiritual negra e a vontade de através da oração cantada proporcionar espetáculos inigualáveis.
O repertório do Gospel Collective começou por ser baseado no cancioneiro gospel afro norte-americano, os espirituais negros e também new/urban gospel mas hoje também se debruça sobre o afrogospel, ouvindo-se do coletivo canções em inglês, português ou swahili, desde os espirituais negros Amazing Grace ou No More my Lord, aos tradicionais Happy Day, Swing Low, Oh When the Saints passando também pela soulSay a Little Prayer for You e terminando no urban gospel através de temas dos aclamados compositores Kirk Franklin, Fred Hammond ou Kurt Karr.
Os Gospel Collective prometem, em Olhão, um concerto de Natal de grande cariz espiritual numa das épocas mais especiais do ano, mas onde também não faltarão sentimentos como a alegria, a paz e a união.
Esta será a ocasião para entoar algumas das canções mais conhecidas desta quadra e outras que, sendo menos conhecidas, vão diretas ao coração de todos nós. Silent Night, Cantai que o Salvador Chegou, Hosana, This Little Light of Mine, Oh Holy Night/ É Meia Noite ou Happy Day são alguns dos temas que poderemos recordar nesta noite mágica.
Fonte: MUn de OLhão

Lagoa | A FATACIL é Reconhecida na Vertente do Artesanato Nacional

O Município de Lagoa é finalista na categoria “Promoção para Entidades Públicas” do Prémio Nacional de Artesanato 2019, promovido pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Está a decorrer até às 18h00 do dia 13 de dezembro o período de votação pela Internet que vai ditar o vencedor deste prémio a que o Município de Lagoa concorre na qualidade de entidade organizadora da FATACIL, (Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa).

A candidatura da Câmara de Lagoa a esta distinção destacou o grande investimento que a FATACIL tem vindo a fazer na promoção do artesanato, dando oportunidades e criando incentivos para os artesãos de todas as regiões de Portugal participarem nesta feira que tem vindo a afirmar-se como um dos maiores certames nacionais.

O artesanato é um dos pontos altos do programa oficial da FATACIL que em 2019 festejou a sua 40ª adição. Nos últimos anos tem sido dedicado um dos dez dias ao artesanato, o que tem vindo a tornar a presença das dezenas de stands que lhe são dedicados ainda mais visíveis ao longo de todo o período da feira.

O prémio para o qual o Município de Lagoa está nomeado é atribuído pelo IEFP e tem como objetivo incentivar a produção artesanal, nas suas vertentes tradicional e contemporânea, distinguindo agentes e entidades públicas e privadas com intervenções relevantes na promoção das artes e ofícios.

O Instituto do Emprego ( IEFP) disponibiliza no seu portal (https://www.iefp.pt/promocao-das-artes-e-oficios) toda a informação sobre as candidaturas que se apresentam a votação nas várias categorias, bem como o endereço para votar por meio eletrónico, sendo que a cada utilizador não é permitido votar mais do que uma vez https://formularios.iefp.pt/index.php/136697?lang=pt.

O Município de Lagoa agradece antecipadamente a todos os que quiserem contribuir com o seu voto para um ainda maior reconhecimento da FATACIL, como grande ponto de encontro marcado na agenda do país em cada mês de agosto.

Fonte: GC do Mun Lagoa(Algarve)