Peixe, fonte de saúde

Saborear com Peso e Medida
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peixeCom o mar como nosso vizinho, seria de esperar que o peixe fosse a escolha nº 1 para a nossa mesa. Infelizmente, essa escolha tem vindo a diminuir nos últimos anos em prol das comidas que se dizem mais rápidas.

O peixe tem tantos nutrientes importantes que é um alimento insubstituível em qualquer dieta equilibrada. De facto, possui proteínas de qualidade equivalente às proteínas da carne, mas com menor quantidade de gordura. Aliás, a gordura do peixe tem um papel fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares e da aterosclerose.

O peixe é dividido em 2 grupos. O peixe branco e o peixe azul.

O peixe branco vive no fundo do mar e tem menos gordura que o peixe azul, mas é de igual qualidade e de digestão muito fácil.

Apesar de os alimentos gordos serem desaconselhados, o peixe azul (sarda, cavala, atum, salmão, sardinha, etc.) é largamente recomendado devido às suas qualidades quase medicinais.

Os benefícios são muitos, seriam precisas mais de 3 horas para enumera-los a todos.
O peixe azul tem a capacidade de;
• diminuir os níveis de colesterol no sangue por ser uma fonte muito rica de Ómega-3,
• reduzir os riscos de formação de coágulos e assim impedir a acumulação de gorduras nos vasos sanguíneos, limitando deste modo o risco de tromboses e melhorando a circulação sanguínea no geral,

Por ser rico em vitamina D, o peixe azul é fundamental para a absorção e fixação de cálcio nos ossos,

O fósforo, a vitamina A e a vitamina B12 presentes no peixe são nutrientes muito importantes para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.
Os seus elevados teores em iodo torna-o necessário para a atividade da tiroide.

Tudo isto apenas significa que o peixe é essencial na infância e na velhice, na gravidez e na amamentação e até mesmo numa dieta para perder peso.

Para terminar deixo a pergunta: então porque razões se torcem tantos narizes perante a perspetiva de uma refeição de peixe?

Branco ou azul, o importante é não esquecer o peixe quando planeamos e preparamos o almoço ou o jantar.


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Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.