Banner Alto Página

As nossas crianças regressam à escola

Saborear com Peso e Medida
Tools
Typography


lancheAs nossas crianças regressam à escola e os pais voltam a se confrontar com as dúvidas sobre o que enviar para o lanche dos seus filhos.

A ideia de que o saudável não é saboroso continua a influenciar as escolhas alimentares dos pais. Outras vezes a dificuldade está em variar.

É difícil para a mãe unir facilidade com qualidade e é difícil a criança aceitar o que a mãe escolheu. Muitas vezes o prático não é o mais saudável, mas são esses alimentos que as crianças mais adoram e vão usar a sua capacidade de persuasão para que essas sejam as opções mais frequentes.

No entanto, existe sempre um meio-termo. Seguem algumas dicas que poderão ajudar:
- Negociar um dia na semana para a criança escolher o que preferir levar de lanche. De preferência no meio da semana para ficar distante do fim-de-semana que já entram alguns abusos na alimentação;

- Procure variar o máximo possível as opções de lanches e as cores para a criança sentir prazer e desejar comer;
- Coloque sempre uma fruta na lancheira. Mas deixe que a criança participe da escolha da fruta que ela quer levar no dia. Se ela não quiser nenhuma, escolha você uma que não estrague com facilidade e envie na mesma. Se a criança não comer na escola, ela comerá noutra oportunidade;
- Coloque sempre uma garrafinha de água na mochila. As crianças facilmente se esquecem de beber água.

Numa lancheira deve sempre constar:
- 1 Lacticínio (Leite ou iogurtes meio-gordos, simples ou aromatizados, sempre que possível sem adição de açúcar)
- 1 Hidrato de carbono (variedade de pão, pouco refinado e com pouco sal, simples ou com adição de queijo/fiambre, manteiga, compotas com pouco açúcar; cereais em flocos e/ou barras, ricos em fibras alimentares e com pouco sal e açúcar)
- 1 Fruta (ao natural, de verão é mais fácil mandar uma caixa plástica com a fruta pronta a consumir ou em sumos de fruta naturais sem adição de açúcar e/ou comerciais "100%" sumo)
- Água

Conceição Jardim
Dietista

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.