fbpx

OPP | Pare. É tempo de Dar Atenção à Saúde Mental

Consultório Médico
Tools
Typography

A pandemia veio agravar muitos problemas de saúde mental e tornar ainda mais visível que esta tem de ser uma prioridade. Para amplificar a literacia psicológica e reforçar a importância de se estar atento aos sinais, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) recupera um documento sobre a tristeza, reforça a visita a dois sites e divulga checklists por faixa etária.

Como lidar com a tristeza

A tristeza já é um lugar difícil, mas uma situação como esta pandemia pode criar ou aumentar sentimentos de ansiedade, preocupação, instabilidade ou insatisfação. «As mudanças a nível pessoal, social e profissional – que existem ou antevemos – podem fazer-nos sentir receosos, inseguros, infelizes e vazios», pode ler-se no documento da OPP. É natural sentir-se mais em baixo, chorar mais, haver menos concentração, ter dificuldade em tomar decisões, ver frequentemente o lado negativo ou ter menos energia no dia a dia.

É importante saber que não está sozinho e que há coisas concretas que pode fazer para lidar com a situação e ultrapassá-la. Para o bem-estar da saúde psicológica tenha em atenção algumas sugestões da OPP, como permitir-se estar triste, manter a esperança, estruturar o dia, manter-se ativo com atividades que deem prazer, manter o contacto com amigos e família e dividir os seus problemas em pequenas partes. Para completar, trate também do seu corpo: alimente-se de forma saudável, faça exercício físico e durma bem.

Lembre-se que grande parte dos estados de tristeza são passageiros, por isso não se foque na infelicidade e se achar que interfere demasiado no seu quotidiano, não hesite em pedir ajuda.

Encontre Uma Saída – Um guia da saúde mental de A a Z

Como lidar com sentimentos ou perturbações como stress, ansiedade, ataques de pânico, depressão, estigma, luto, suicídio, bullying ou agressividade? A OPP dá ferramentas para gerir estes e outros estados relacionados com a saúde mental nesta plataforma, que é mais um contributo para promover a saúde psicológica e ajudar as pessoas a descobrirem o que precisam com este guia da saúde mental de A a Z.

Neste website encontra informação credível e precisa sobre várias dimensões da saúde mental. Muito intuitivo e com um layout apelativo, o portal apresenta simbolicamente várias portas, que escondem um conceito ou uma perturbação, com a respetiva explicação e a proposta de encontrar uma saída. Há ainda um mapa interativo, que apresenta geograficamente os psicólogos por especialidade.

Sinto.me

Nem sempre é fácil gerir os vários estados relacionados com a saúde mental, por isso a OPP criou este portal, que reúne um conjunto de informação e recursos sobre saúde psicológica e bem-estar. É uma ajuda para saber mais sobre as dificuldades e problemas de saúde psicológica e sobre a saúde psicológica na escola, no trabalho, em situações relacionadas com a Covid, mas também a procurar a ajuda que precisa. O site conta com a Ana, uma ferramenta interativa que tira dúvidas e encaminha para o que precisa.

Como me sinto? – Checklists sobre crianças e adolescentes, jovens e adultos

Perante esta pandemia que nos afeta a todos e obriga a uma adaptação à realidade quase diariamente é essencial estarmos ainda mais atentos e cuidar da saúde psicológica e do bem-estar das crianças e adolescentes, mas também da nossa. A OPP criou três checklists (disponíveis nos links) para serem respondidas pelos pais ou pela própria pessoa. As respostas devem ser as mais sinceras possíveis. Os resultados não são um diagnóstico psicológico, mas servem para ajudar a pensar e procurar ajuda profissional. Um Psicólogo pode ajudar.

Como lidar com a tristeza

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/doc_covid_19_como_lidar_com_a_tristeza.pdf

Como me sinto? (checklist crianças e adolescentes para pais, cuidadores e professores)

http://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/checklist_criancasadolescentes.pdf?fbclid=IwAR2lgCeq31YkwUJ9ScRFRVhfrmmSMIg4dix8JEHEMZlkKlcAr743v-vkTqM

Como me sinto? (checklist jovens)

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/checklist_jovens.pdf

Como me sinto? (checklist adultos)

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/checklist_adultos.pdf

Mais informações

ordemdospsicologos.pt | encontreumasaida.pt | eusinto.me | escolasaudavelmente.pt

Filipa Franco Nogueira | Tel. 914 334 367 | E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

ADBDCOrdemPsicologos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS