No próximo dia 27 de maio, pelas 18h30, no Centro Cultural Convento de São José, terá lugar a apresentação pública do projeto de instalação do Espaço Gamboa, ESPAÇO GAMBOA | MAKING OF.
O Espaço Gamboa, equipamento museológico dedicado à vida e obra do artista lagoense Manuel Gamboa (1925-2020), será instalado no antigo recolhimento pio carmelita que, nesta data, cumpre 29 anos desde a sua conversão num dos principais polos de cultura da cidade e do concelho de Lagoa. O projeto dotará o edifício de uma valência expositiva e interativa que permitirá reformular as dinâmicas culturais vigentes ao longo de três décadas e implementar ações educativas em torno das criações de Gamboa, em particular, e das artes plásticas em geral.
O momento não podia ser mais oportuno, considerando que hoje mesmo se assinala o Dia Internacional dos Museus, iniciativa promovida pelo Conselho Internacional de Museus e, este ano, dedicada ao "Poder dos Museus". E o poder que o Espaço Gamboa visa ostentar é justamente o do mote da efeméride: criar, enquanto espaço cultural, impactos positivos num mundo que está em constante e rápida mudança.
Há um ano, na sessão de apresentação das linhas orientadoras do Projeto, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, salientou a importância do momento para o concelho de Lagoa. Referiu o edil que a criação do Espaço Gamboa é a concretização de um sonho, não só do saudoso Manuel Gamboa e daqueles que lhe foram próximos, mas de todas e todos os lagoenses, que veem alcançada a ambicionada salvaguarda e valorização da obra do Mestre.
A cerimónia, de entrada gratuita, consiste na apresentação dos projetos finais de arquitetura e museografia e estará a cargo da Câmara Municipal de Lagoa e da empresa FCo. fullservice company in multimedia.
A Direção Regional de Cultura do Algarve comemora o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, com a realização de uma sessão informativa, dirigida à comunidade, sobre o projeto “Promontório de Sagres - Marca do Património Europeu”, a acontecer na Junta de Freguesia de Sagres, no dia 21 de maio, pelas 19h.
O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é uma iniciativa criada pela ONU, que celebra a diversidade e riqueza cultural a nível mundial, e dá destaque ao diálogo intercultural, como promotor de desenvolvimento sustentável e de uma cultura de paz.
Esta sessão informativa pretende dar a conhecer o projeto Marca do Património Europeu e a razão pela qual o Promontório de Sagres se integra nesta rede europeia. A pluralidade patrimonial, geográfica e cronológica da rede de sítios Marca do Património Europeu dá destaque à diversidade e riqueza cultural e à pertinência do diálogo, para a contínua criação e recriação de valores humanistas, para uma cultura de cidadania, de multiculturalidade, e de respeito pelos direitos humanos.
A iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Sagres.
A Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues, em Lagoa, recebe a exposição dos trabalhos dos alunos da Academia Sénior de Lagoa, intitulada "Com Vista para o Farol", que estará em exibição na Galeria Manuela Vale no período de 06 de junho a 08 de julho.
Sinopse: Pela celebração do Centenário do Farol de Alfanzina (1920-2020), erguido no cabo Carvoeiro algarvio, surge a mostra de trabalhos de alunos/as da Academia Sénior de Lagoa que tiveram como inspiração, entre outras temáticas, o Farol e a sua envolvente.
Assim como o farol guia a visão noturna, o trabalho apresentado poderá guiar-nos na fruição estética revelada pelas cores e pelas formas nas mais diversas interpretações.
A exposição é de entrada gratuita e pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira no período das 09h30 às 12h00 e/ou no período das 14h30 às 17h00.
Não perca a oportunidade de visitar esta exposição e conhecer alguns dos trabalhos desenvolvidos por artistas locais.
A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido em Monte Boi, Zimbreira e Cruzamento da EN124 para a Amorosa, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, dia 19 de maio, entre as 14h00 e as 19h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.
Por altura dos 20 anos da independência de Timor-Leste (2002-2022), que se comemoram no corrente mês de maio, juntamente com a Biblioteca Municipal de Faro, está a prepararada uma EXPOSIÇÃO (de fotos e panos-tais) e MOSTRA BIBLIOGRÁFICA sobre TIMOR-LESTE na Biblioteca Municipal de Faro.
A exposição será inaugurada dia 12 de maio próximo (5ª feira), pelas 18h00 e contará com a presença de representantes da Embaixada de Timor-Leste em Lisboa.
Será passado um PowerPoint sobre as comemorações às vítimas do Massacre de Santa Cruz (um dos factos fundamentais no caminho da independência).
São convidadas todas as pessoas que estejam interessadas para a referida inauguração no dia 12 de maio, pelas 18h, na Biblioteca Municipal de Faro.
O Sol e os eclipses
Entretanto no dia 7 de maio (sábado), pelas 18h, na FNAC, Forum Algarve, será apresentado o livro “O SOL E OS ECLIPSES – História, lendas, curiosidades”, livro que foi incluído no Plano Nacional de Leitura.
A partir do eclipse de 1919, que comprovou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, o livro descreve histórias e curiosidades sobre o Sol e eclipses ao longo dos tempos.
O livro tem, também, um capítulo sobre histórias e lendas de Timor-Leste, relacionadas com o Sol e os eclipses, histórias recolhidas nas quatro vezes que lá exerci funções entre 2001 (1ª vez) e 2014 (última vez)..