fbpx

IPDJ Faro | Dia do Associativismo Jovem em parceria com o Movimento Associativo Juvenil

Regionais
Tools
Typography

O Instituto Português do Desporto e da Juventude, a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) levam a cabo um conjunto de eventos e iniciativas a que deram o nome «Palco Jovem – Modo: Liga-te», em todo o país, por forma a assinalar o dia 30 de abril, data particularmente relevante para o setor da juventude, em que se assinala a criação do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ) que teve como propósito promover a capacitação do movimento associativo.

O Dia do Associativismo Jovem assinala-se desde 2002 e visa reforçar a importância do associativismo como escola de cidadania participativa e veículo de aprendizagem social, sublinhar o papel das pessoas jovens na promoção dos valores democráticos, reconhecer e promover a atividade do movimento associativo jovem e estimular nos/nas jovens o gosto pela intervenção cívica e fomentar os valores e competências adquiridas na atividade associativa.

O «Palco Jovem» 2022, cujo mote é «Modo: Liga-te», não se traduz num espaço físico, mas num momento para valorizar a visão, o talento e o empreendedorismo jovem que se materializa e potencia através das associações juvenis, concretizando o princípio da definição de políticas de juventude na perspetiva dos direitos.

No Algarve o IPDJ celebra estas comemorações, integradas nas atividades do Ano Europeu da Juventude e da Campanha do Conselho da Europa «Democracia Aqui, Democracia Agora», em parceria com o movimento associativo juvenil.

No dia 30 de abril nesta mesma Direção, em conjunto com a Sê Mais Sê Melhor – Associação para a Promoção do Potencial Humano, preparou-se o seguinte programa:

15h00 – Sessão de Abertura

Boas-vindas e enquadramento do DAJ

15h30 – Salas Simultâneas I

Diversas conversas/debate, entre jovens, considerando o direito a participação, democracia, direitos humanos, cidadania europeia, defesa do ambiente, direito ao emprego, inovação e criatividade

Paz e Democracia | Artes e Cultura | Empregabilidade | Ambiente | Saúde Mental

16h45 – Salas Simultâneas II

17h45 – World Café

O papel do Associativismo Jovem

As comemorações do Dia do Associativismo Jovem 2022 têm como intuito reconhecer o papel dos/as jovens na sociedade, que assumem o compromisso de mudar o mundo a sua volta, e das escolas de cidadania, voluntariado e liderança jovem que são as suas organizações.

Para mais informações contacte a Direção regional do algarve do IPDJ através do telefone 289891820 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

IPDJ FaroPalcoJovem

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS