fbpx

Faro | 'Gonçalo M. Tavares' no 21.º Aniversário da Biblioteca António Ramos Rosa

Regionais
Tools
Typography

A Biblioteca Municipal António Ramos Rosa assinala, no próximo dia 23 de abril, o seu 21.º aniversário, que coincide com a comemoração do Dia Mundial do Livro, efeméride que tem como objetivo chamar a atenção para a importância do livro e da leitura, enquanto bens culturais e essenciais ao desenvolvimento da sociedade. Porém, a Biblioteca Municipal de Faro é centenária e celebra este ano os seus 120 anos desde a sua fundação, em novembro de 1902.

Através da sua programação, a BMF promove e dissemina os hábitos de leitura entre os farenses de todas as faixas etárias e estratos sociais prosseguindo o trabalho continuado e consistente que desenvolve desde 2001, pelas suas equipas de serviço educativo.

Continuando a ser um lugar de encontro, cada vez com mais relevância, de agentes culturais, autores, editores e outras associações, promove conferências, seminários, exposições, música e cinema, ações de formação e outras atividades de divulgação sociocultural, representando um importante polo de ação cultural no concelho de Faro.

Do programa das comemorações, destacamos: no dia 23, a partir das 14h00, o Curso de Escrita Criativa e Imaginação dinamizado por Gonçalo M. Tavares. Nesse mesmo dia, pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca, terá lugar um Encontro com este escritor, moderado por Pedro Quintino de Sousa.

Gonçalo M. Tavares é um dos escritores mais reconhecidos no atual panorama literário português, que tem construído, de forma consistente, uma sólida obra literária marcada por uma transversalidade notável, que abarca todos os géneros literários.
Pedro Quintino de Sousa é docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade do Algarve, onde leciona Língua e Cultura inglesas. O seu interesse pela obra deste escritor levou-o a escrever Poética da Superação – a propósito da obra de Gonçalo M. Tavares, a sua tese de Doutoramento em Literatura pela FCHS da Universidade do Algarve.

Do restante programa salientamos no dia 20, pelas 18h00, a Hora do Conto Especial – O dia em que o mar desapareceu, para famílias, no dia 21, pelas 17h30, Leituras com Mimos, dinamizado por Rita Mories, dedicado aos bebés dos 3 aos 36 meses e no dia 22, pelas 18h00, a Hora do Conto Especial, com O Peixinho Maroto e os seus amigos, para crianças até aos 5 anos.
No dia 22 de abril, pelas 21h30, destaca-se o Serão de Contos “JUNBAI” por Luís Carmelo.

No dia 23, às 16h00, a Salada de Histórias, assinalará o dia do aniversário para as famílias. Estão todos convidados para degustar o bolo e cantar os parabéns à Biblioteca, às 21h30, antes do Encontro com Gonçalo M. Tavares.

Boas razões para visitar a Biblioteca Municipal de Faro.

Mun de FaroBibliotecaAnivFaro

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS