fbpx

'IPMA' coordena Projeto de Educação em Geociências Costeiras e Marinhas

Regionais
Tools
Typography

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Centro Ciência Viva de Tavira (CCVT) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), realizou uma sessão de apresentação pública do projeto“EDUCOAST - Uma Estação de Investigação em Geociências Costeiras para a promoção da educação baseada na natureza” financiado pelo Programa Crescimento Azul EEA Grants, na área da Educação.

A sessão de apresentação pública do Projeto EDUCOAST decorreu, em formato presencial, no Centro Ciência Viva de Tavira, no dia 8 de Abril (sexta-feira) pelas 16h00. 

Para além do Promotor do projeto (IPMA), estiveram presentes, representantes do operador do programa - Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), Câmara Municipal de Tavira e Junta de Freguesia de Tavira, os parceiros do projeto da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Admnistração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH-Algarve, APA), bem como, professores de escolas da região. Após a apresentação, os convidados tiveram a oportunidade de visitar as instalações do IPMA em Tavira.

O projeto EDUCOAST conta com um financiamento de cerca de 225 mil euros e irá desenvolver-se na Estação do IPMA de Tavira que está localizada num ambiente costeiro único, que inclui sapal, dunas, canal, ilha barreira e praia. Para além disso, a estação possui um laboratório de investigação equipado com instrumentação de última geração, dedicado ao estudo dos sedimentos, financiado na sua maioria pelo Roteiro Nacional de Infraestuturas de Investigação (EMSO-PT).  Pretende-se com este projeto estender a vertente de investigação do IPMA de modo a incluir Educação e Formação, na área das geociências costeiras e marinhas, através da realização de programas formais e informais, para investigadores, educadores e estudantes (de vários graus de Ensino e formação profissional).

O projeto inclui várias atividades, nomeadamente visitas à Estação de escolas do ensino básico e secundário e associações, que têm por base uma oferta pedagógica com uma forte componente prática, cujo princípio é “meter as mãos na massa”; formação para alunos do ensino politécnico e universitário (estágios, mestrados e doutoramentos); formação para empresas marítimo-turísticas; formação (acreditada) de professores do ensino básico (3ºciclo) e secundário e escolas de verão. Todas as atividades têm uma base de aprendizagem experimental, com base em trabalho de campo e de laboratório, de modo a promover a motivação, a criatividade e o pensamento crítico, contribuindo para uma melhor compreensão da ciência e do processo científico. A Estação IPMA Tavira é a primeira estação de campo em Portugal vocacionada para a formação baseada na natureza, na área das geociências marinhas e costeiras.

Para mais infomações siga-nos nas redes sociais.

Facebook: https://www.facebook.com/EDUCOAST-EEA-Grants-Portugal-104727165447156

Instagram:https://www.instagram.com/educoasttavira/

IPMAGeociencias2

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS