fbpx

SB de Alportel | Município emite Voto de Pesar pelo falecimento de Joaquim Vairinhos

Regionais
Tools
Typography

O executivo municipal são-brasense, em reunião de câmara de 12 de abril, aprovou a emissão de um  voto de pesar pelo falecimento de Joaquim Vairinhos. Homem de elevado sentido cívico e participativo na comunidade, professor, eterno apaixonado pelo desporto, político convicto na defesa das ideais humanistas e dos valores do Algarve, marcou a região e o país com a sua determinação e simplicidade, merecendo esta sentida e reconhecida homenagem do Município de São Brás de Alportel.

Natural de São Clemente, concelho de Loulé, Joaquim Manuel dos Santos Vairinhos nasceu a 17 de maio de 1944, tendo dedicado a sua vida à causa pública e ao desenvolvimento do seu concelho natal e de toda a região do Algarve.

Iniciou o seu percurso profissional como docente, seguindo-se outros desafios enquanto coordenador pedagógico distrital, coordenador concelhio de Educação Física em Loulé e inspetor orientador do Ministério da Educação.

O desporto era uma das suas grandes paixões, em especial o rugby, tendo sido um dos fundadores do Clube de Ténis e do Rugby Clube de Loulé. Foi também Presidente da Assembleia Geral do Louletano Desportos Clube, de 1973 a 1975; atleta do Sport Faro e Benfica e do Sport Lisboa e Benfica nas modalidades de atletismo e rugby, tendo sido também Presidente da Assembleia Geral da Associação de Andebol do Algarve de 1972 a 1973 e Presidente da Assembleia Geral da Associação de Futebol do Algarve em 1992.

Homem de elevado espírito humanista e defensor férreo dos seus ideais de liberdade e democracia, Joaquim Vairinhos foi Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista em Loulé, Presidente da Federação Regional do PS Algarve e membro da Comissão Nacional do PS.

Foi presidente da Câmara Municipal de Loulé, entre 1990 e 1999, ano em que suspendeu o mandato autárquico para assumir as funções de deputado ao Parlamento Europeu.

Representou o Algarve, nos anos de 1994 a 1999, no Comité das Regiões da União Europeia, e foi Deputado ao Parlamento Europeu, de 1999 a 2004.

Em 2016, foi agraciado pela Câmara Municipal de Loulé com a Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro, pelo seu papel preponderante no desenvolvimento do Concelho e na criação de infraestruturas, tendo sido igualmente homenageado recentemente, em 2022, no Dia da Cidade de Loulé, mediante a atribuição do seu nome ao Pavilhão Municipal.

Na última fase da sua vida dedicou-se à criação literária tendo publicado algumas obras poéticas, tais como “Grito só silêncios nas asas do verbo”, “Retalhos poéticos do quotidiano”, “ e se o mar fosse eu?”, entre outras edições.

O falecimento do Professor Joaquim Vairinhos, como carinhosamente sempre foi chamado, representa uma enorme perda para a região e para o país, deixando para a eternidade um nobre exemplo de cidadania, dedicação à causa pública, cujo legado será certamente fonte de inspiração para as futuras gerações.

Neste momento de profunda consternação, o Município de São Brás de Alportel endereça as mais sentidas condolências à sua família e aos seus amigos.

GI da CM SBAJoaquimVairinhos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS