fbpx

SCMA | Procissão dos Painéis decorre na quinta-feira santa

Regionais
Tools
Typography

Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia, a Procissão dos Painéis da Santa Casa da Misericórdia sai de novo à rua na próxima quinta-feira santa, retomando o percurso habitual que atravessa o centro histórico de Albufeira.

Promovida pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e Paróquia de Albufeira, e contando com o apoio do Município de Albufeira, vai ter lugar no dia 14 de abril às 22h00, a solene Procissão dos Painéis da Misericórdia, uma das mais imponentes manifestações religiosas.

Este momento terá início na quinhentista Capela da Misericórdia de Albufeira, passando pela Igreja de Santa Ana e termina na Igreja Matriz, onde terá lugar a Adoração do Santíssimo.

O préstito, acompanhado pelo som da matraca e pelo ritmo dos tambores, realiza-se com a iluminação da rede pública desligada, criando um ambiente místico, acentuado pela luz das velas, archotes e candeias que iluminam o percurso. Estes painéis, provavelmente do século XVII, são pertença da Misericórdia, representando Cenas da Paixão.

No dia seguinte, Sexta-feira Santa, temos aquela que é popularmente designada como "Procissão do Senhor Morto". Trata-se da Procissão da Paixão do Senhor com Adoração da Cruz e Comunhão e Procissão do Enterro do Senhor. A cerimónia começa às 16h00, na Igreja Matriz e a procissão passará pelas ruas do Centro Histórico da cidade.

Refira-se que a Capela da Misericórdia de Albufeira até ao ano de 1499 foi o espaço de uma antiga mesquita árabe. Também esta foi afetada pelo terramoto de 1755, tendo-se depois procedido à reconstrução do primitivo corpo e do portal em estilo gótico.

No seu interior, salienta-se um retábulo de talha onde se encontra uma imagem da Nossa Senhora da Visitação e do Senhor Morto e, ainda, o túmulo de Rui Dias, que possivelmente teria sido Alcaide do Castelo.

www.misericordiaalbufeira.pt

Misericórdia de Albufeira
ProcissaoPascoaSCMA
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS