fbpx

CREPC Algarve | Arranca a 3ª fase do Programa de Treino Operacional do Algarve dedicado aos Incêndios Rurais

Regionais
Tools
Typography

O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve está a levar a efeito o processo de aprontamento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

Integrado no programa de treino operacional dos dispositivos do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro para 2022, a 3.ª fase está direcionada para a temática dos incêndios rurais.

Assim, decorreu este fim de semana, em Pincho, concelho de Lagos, a primeira ação (de um total de cinco) para os Chefes das Equipas dos Bombeiros, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR) e Sapadores Florestais que assumem, no ataque inicial, a função de Comandante das Operações de Socorro (COS). A agenda da jornada de trabalho destas ações conta com uma componente teórica e outra prática, que versam sobre os procedimentos inerentes ao conceito de operação, técnicas de combate, gestão de meios e recursos, equipamentos de apoio à decisão, salvamentos, empenhamento de meios aéreos e máquinas, condução fora de estrada, comunicações e um ênfase muito expressivo na temática da segurança.

Neste âmbito, até ao próximo mês de maio, estão agendadas 18 ações nas diferentes vertentes (1.º COS, Ferramentas Manuais e Mecânicas, Máquinas de Rastos, Equipas de Posto de Comando e de sustentação logística), envolvendo as forças de empenhamento permanente do DECIR e os Serviços Municipais de Proteção Civil, culminando num exercício regional à escala total.

ANEPCIncendiosRuraisPCIncendiosRuraisPC1IncendiosRuraisPC2IncendiosRuraisPC3IncendiosRuraisPC5

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS