fbpx

Vita Nativa | O projeto Alojamento Local para Aves já “está no ar”

Regionais
Tools
Typography

Estamos em plena época de nidificação das aves e o projeto Alojamento Local para Aves já “está no ar”. Depois de vários meses de preparação e de instalação das câmaras de videovigilância nas caixas-ninho, eis o momento tão aguardado, o de partilhar com a sociedade o dia-a-dia das espécies de aves que as estão a ocupar. É um pouco como aqueles reality shows da televisão que as pessoas assistem, mas neste caso os participantes são as aves.

Havia uma enorme vontade da nossa parte em que, pelo menos, uma das caixasninho fosse ocupada. E aconteceu! No início de março, um casal de estorninhos-pretos (Sturnus unicolor) gostou do alojamento local que instalámos e decidiu começar a construir o ninho. Palha atrás de palha, durante duas semanas foi construindo o ninho e tornando o alojamento mais confortável para receber os ovos. E aí estão eles, neste momento a serem incubados pela mãe.

Já faltará muito pouco para nascerem os pequenos estorninhos. Considerando que o período de incubação da espécie é de 10 a 14 dias, esperamos que muito em breve (em poucos dias) nasçam as crias. Esse é o momento que ninguém vai querer perder. As únicas dúvidas que restam são: quantas e quando nascerão as crias? Para o descobrirem sigam em direto a vida desta família de estorninhos.

O “Alojamento Local para Aves” venceu o Orçamento Participativo Nacional de 2018 e encontra-se no seu segundo ano de implementação. É um projecto que resulta de uma colaboração entre a Associação Vita Nativa e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Durante a época de nidificação de 2021, das quase 600 caixasninhomonitorizadas, cerca de 40% foram ocupadas por uma ou mais espécies de aves. Nelas nasceram cerca de 1000 crias com o selo do projeto. Neste momento temos já instaladas mais de 1500 caixas-ninho em todo o Algarve.

Link para a emissão em direto da caixa-ninho de estorninho-preto: https://videocast.fccn.pt/live/fccn/estorninho_preto

Associação Vita NativaAlojamentoAves

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS