fbpx

Lagos | “Semana Verde” dedicada ao Ambiente

Regionais
Tools
Typography

No âmbito do Dia Mundial da Árvore (21 de março) e do Dia Mundial da Água (22 de março), o município de Lagos preparou uma semana totalmente dedicada ao ambiente, envolvendo toda a comunidade, das várias faixas etárias, em várias iniciativas de incentivo à preservação do nosso planeta.

Todas as atividades da Semana Verde em Lagos decorrerão entre 21 e 25 de março e seguirão o mote “Recuperação de Ecossistemas”, o mesmo tema da Bandeira Azul deste ano, o qual também vai ao encontro do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. Após uma suspensão de dois anos devido à crise pandémica, as comemorações voltarão a contar com o envolvimento de voluntários, utentes dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, Sapadores Florestais e comunidade escolar (cerca de 1149 alunos do ensino público e privado do ensino pré-escolar ao secundário), nomeadamente nas várias ações de plantações de árvores no concelho. Em 2022, estas ações decorrerão na cidade de Lagos (Parque da Cidade, Avenida Paul Harris, Estrada da Meia Praia, Estrada da Abrótea, Urb. Cerro das Mós e interior do Centro de Saúde), Odiáxere (Largo da Alegria), Chinicato (zona envolvente da escola) e Bensafrim (junto ao Estrela Desportiva de Bensafrim), assim como no interior das escolas secundárias Júlio Dantas e Gil Eanes, Tecnopolis e Centro Escolar da Luz e lares de Odiáxere, Barão de S. João e Espiche.

Ainda no que toca ao público escolar, no âmbito da Semana dos Polinizadores, será inaugurada a Mini Exposição “Insetos em ordem” na Biblioteca da Escola Secundária Júlio Dantas, uma iniciativa da TAGIS com o apoio da autarquia e da Associação A Rocha.

Os utentes de lares da Santa Casa da Misericórdia (Espiche, Bensafrim e Residências Maria Francisca Fialho) terão um papel fundamental na dinamização e mensagem desta semana, tendo sido lançado o desafio para a elaboração de painéis informativos de sensibilização para a reutilização de materiais e preservação da natureza, os quais estarão expostos no Mercado de Santo Amaro. Em adição foram também criados poemas alusivos às datas e um vídeo com uma música, “A Primavera”, cantada pelos utentes, que será partilhado na página de Facebook do município de Lagos no decorrer dessa semana.

O Centro Ciência Viva de Lagos também se associará a esta semana, dinamizando atividades gratuitas de sensibilização e educação ambiental, mais concretamente a iniciativa “Pintar com Clorofila”.

No âmbito da sua candidatura ao Projeto ECO Freguesias XXI, a Junta de Freguesia de S. Gonçalo irá também promover algumas iniciativas ambientais na cidade, como a identificação de espécies de árvores nativas no Parque da Cidade (24 de março), em colaboração com os serviços de espaços verdes da autarquia e a comunidade escolar. Para celebrar as datas, estarão também patentes, no Armazém Regimental, entre 25 a 31 de março, três exposições: “Árvores Nativas de Portugal”, pela ABAE, “Tesouros de Portugal”, pelo Zoo de Lagos, e alguns trabalhos de utentes da Santa Casa da Misericórdia.

Para reforçar as celebrações dos dias da Árvore e da Água, decorrerão também duas iniciativas internacionais às quais o município aderiu e incentiva a população a participar: o “Projeto H2Off – Hora de fechar a torneira”, a 22 de março, em que se irá suspender a rega dos espaços verdes e o funcionamento das fontes decorativas durante uma hora (22h00-23h00); e a “Hora do Planeta”, a 26 de março, em que vários equipamentos municipais vão apagar as luzes interiores e exteriores entre as 20h30 e 21h30 com o objetivo de demonstração de combate contra as alterações climáticas (mais informações aqui).

O arranque da Semana Verde de Lagos está marcado para dia 21 de março, pelas 10h00, junto do Parque Bio Saudável do Parque da Cidade, estando também agendado, para as 10h30, o hastear da Bandeira Verde atribuída pela ABAE na Escola de Santa Maria no âmbito do programa Eco Escolas.

Junte-se a nós na celebração da Semana Verde e colabore na recuperação dos nossos ecossistemas!

SC da CM LagosSemanaVerdeLagos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS