fbpx

Silves | Sessão de Esclarecimento sobre a Capacitação das Entidades Gestoras das AIGP

Regionais
Tools
Typography

A capacitação das entidades gestoras das Áreas integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), para a elaboração das respetivas Operações Integradas de Gestão da Paisagem, foi o tema que esteve em cima da mesa, numa sessão de esclarecimento realizada no dia 10 de março, em Silves. A ação contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, da Diretora Geral do Território, Fernanda do Carmo, e demais entidades com responsabilidade no ordenamento do território florestal do Algarve.

Tratando-se de uma componente central do Programa de Transformação da Paisagem, as  AIGP visam uma abordagem integrada da gestão do território florestal, fomentando um território ecologicamente mais diverso e resiliente aos incêndios rurais, garantindo simultaneamente viabilidade económica aos proprietários.

Neste contexto, importa relembrar que o concelho de Silves é o único a sul do Tejo que irá constituir Áreas Integradas de Gestão da Paisagem – AIGP, num total de 47 candidaturas aprovadas a nível nacional. A constituição resulta de três candidaturas apresentadas pela autarquia para a criação das AIGP Vale do Odelouca, AIGP Falacho Enxerim e AIGP Nova Serra, abrangendo cerca de 5250 hectares. As mesmas mereceram aprovação do Governo, tendo sido alvo de assinatura de contratos programa no passado mês de julho.

GRP do Mun SilvesGestaoPaisagem1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS