Esta quinta-feira, dia 19 de maio, a Repsol celebrou, juntamente com a Angel Pilot, a abertura de uma nova Estação de Serviço no Algarve. A Estação de Serviço do Parchal, em Lagoa, resulta de uma iniciativa da Repsol e do Grupo Angel Pilot.
O evento, que contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Anabela Simões, do Fundador do Grupo Angel Pilot, Stefana Balzer e do Responsável pela Gestão da Rede Comercial da Repsol, Jorge Moreira, serviu, ainda, para demonstrar o compromisso e disponibilidade das organizações com os Bombeiros Voluntários da Lagoa, através do abastecimento da viatura.
A Estação de Serviço do Parchal juntar-se-á à rede de mais de 500 Estações de Serviço da Repsol, em Portugal, e espelha a oferta integrada, versátil e multienergética da companhia, bem como o compromisso da Repsol na região e no seu potencial.
Operando diariamente das 07h00 às 23h00, a nova Estação de Serviço disponibilizará aos seus clientes o portefólio completo de combustíveis líquidos - Diesel e+10 Neotech, Efitec 98 Neotech, Efitec 95 Premium Formula Neotech, Gasolina Simples, Gasóleo Simples e Agrodiesel e+10 – bem como AutoGás, AdBlue a granel, ponto de carregamento para veículos elétricos.
A pensar em todos os seus Clientes, contará ainda com um ATM e uma loja de conveniência e cafetaria.
No âmbito do projeto "ROV4ALL - Construção de robôs submarinos em contexto escolar", decorreu no passado dia 18 de maio o encontro regional escolar nas piscinas Municipais de Tavira, organizado pelo Centro Ciência Viva de Tavira e Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira (EEMT) - IPMA, com o apoio do Município de Tavira.
Nos últimos dois anos letivos, mais de duzentos alunos (9º ao 12º ano) da região do Algarve construíram pequenos robôs submarinos a partir de um kit desenvolvido para o efeito, incentivando a exploração dos oceanos através da prática da eletrónica e robótica. Neste projeto participaram cerca de 50 escolas dos Açores, Algarve, Madeira e Lisboa (áreas de abrangência do projeto), e em particular na região do Algarve participaram 11 escolas - Escola Secundária de Vila Real de Santo António, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. João Lúcio, Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Escola Secundária Dra Laura Ayres, Escola Secundária João de Deus, Escola Secundária José Belchior Viegas, Escola Secundária Poeta António Aleixo, Escola Secundária Tomás Cabreira, Escola Secundária Pinheiro e Rosa e Agrupamento de Escolas de Almancil.
O ROV4ALL (https://oom.arditi.pt/rov4all/) é um projeto de literacia do oceano que pretende motivar e despertar o interesse dos alunos para as ciências e tecnologias marinhas através da construção de pequenos ROVs (do inglês, Remotely Operated Vechicle. Este tipo de veículos permite o estudo e a exploração do fundo do mar e de estruturas submersas e são usados tanto na investigação científica como em operações militares, de segurança e na exploração petrolífera.
Este projeto é financiado pelo Fundo Azul da Direção-Geral de Política do Mar, tendo como promotor a ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação e como parceiros o Instituto do Mar e da Atmosfera, o Observatório do Mar dos Açores, o Centro Ciência Viva de Tavira, o Instituto para a Qualificação IP-RAM, o Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico e o Instituto do Mar.
O 'Espaço Lounge' localizado no Pátio e Rooftop da Fábrica da Cerveja em Faro, é o espaço onde se encontra o Bar, Música e outras atividades. Abertos de 23 a 28 de maio, das 15h00 às 24h00.
O Espaço Lounge - Bar é onde tudo se passa! Com acesso direto às exposições e Lojas Pop-Up, é um espaço animado diariamente, preparado para receber os visitantes e proporcionar-lhes bons momentos. Aqui confraterniza-se, ouve-se boa música, come-se e bebe-se, e assiste-se a algumas das performances do Algarve Design Meeting.
A SRAF (Sociedade Recreativa Artística Farense), mais conhecida pela designação ‘Os Artistas’, junta-se à celebração dos 11 anos do Algarve Design Meeting, organizando toda a programação dos espaços de animação da Fábrica da Cerveja - espaço lounge, pátio e rooftop. que estarão, uma vez mais, abertos das 15h e 24h, entre os dias 21 a 26 de junho.
A SRAF consiste numa associação sem fins lucrativos fundada em 1906, sendo uma das entidades mais antigas do concelho. Foi criada com o objetivo de proporcionar atividades ligadas à cultura, sendo, desde então, o palco para eventos de teatro, canto, dança, música, literatura e cinema. Durante estes mais de 100 anos a SRAF contribuiu para o enriquecimento tanto do tecido social como cultural da cidade, constituindo-se como uma entidade única em Faro, tanto na vertente de programação de atividades culturais e recreativas como na manutenção de uma identidade transversal às componentes histórica, cultural e social.
A Marinha Portuguesa, através da Banda da Armada, comemora o dia da Marinha num concerto, ao ar livre, que conta com a presença especial do cantor Nuno Guerreiro, no dia 20 de maio, às 21h30, no Jardim Manuel Bivar, em Faro.
O cantor Nuno Guerreiro, oriundo do Algarve, junta-se assim à Banda da Armada para assinalar também musicalmente a primeira vez que o Dia da Marinha se celebra em Faro.
O alinhamento do concerto promete ir ao encontro de todas as gerações com clássicos nacionais, internacionais e outras surpresas.
A existência da Banda da Armada remonta ao século XVIII e a partir daí, no seu percurso, já foi agraciada com diversas distinções nomeadamente com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos e Prémio Identitas Mare.
O seu trabalho é de grande interesse público, pois além do âmbito militar também tem uma presença notória na cultura, tendo realizado diversos concertos por todo o território português e no estrangeiro.
A composição orgânica é composta por alguns dos melhores instrumentistas de Portugal e nas funções de Maestro e Chefe da Banda da Armada Portuguesa, destaca-se o Capitão-de-fragata, Délio Gonçalves.
O concerto do Dia da Marinha no dia 20 de maio constitui assim uma oportunidade única que promete proporcionar ao público um momento inesquecível nestas celebrações.
"It´s easier now, book today" é o mote da mais recente campanha internacional lançada pela Associação Turismo do Algarve, com vista à promoção do destino e à captação de reservas para os períodos da Páscoa e do verão.
Depois de dois anos tumultuosos de pandemia, marcados pela insegurança, pelas dúvidas e por uma série de regras e procedimentos em torno das viagens, a nova campanha reforça a ideia de que os turistas podem voltar a viajar para o Algarve de forma fácil e confortável, tendo em conta que os procedimentos à chegada e antes da viagem estão agora mais simplificados.
Através de quatro vídeos que revelam algumas das experiências que podem ser vividas na região, com destaque para as caminhadas, os passeios de bicicleta ou a prática de golfe, o Turismo do Algarve relembra que o destino está pronto para receber os seus visitantes com tranquilidade e com a qualidade e diversidade da oferta a que já os habituou. "Queremos, com esta campanha, enfatizar alguns dos principais argumentos que, nesta altura, tornam o destino ainda mais apelativo junto de quem está a retomar o hábito de viajar, nomeadamente a segurança, o contacto com a natureza e com paisagens de grande beleza, o bom tempo e a diversidade de atividades ao ar livre que a região oferece. A ideia é que as pessoas sintam que o Algarve lhes dá a oportunidade para voltar a viver bons momentos, num ambiente familiar, autêntico e com toda a hospitalidade que nos é reconhecida.", refere João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.
"Com esta facilidade de viajar que agora foi recuperada, e para a qual contribuem também as novas rotas aéreas que continuamos a captar para o destino (entre as mais recentes estão novas ligações para mercados como a Alemanha, a República Checa, o Reino Unido e a Noruega), estamos confiantes que a mensagem desta campanha vai ter um eco positivo junto dos turistas e funcionar como um incentivo para um aumento das reservas no Algarve a partir da Páscoa", acrescenta.
Com um formato 100% digital, a campanha #ItsEasierNow #BookToday está disponível em cinco idiomas e vai marcar presença nas principais redes sociais (Youtube, Facebook, Instagram, Tik Tok), display RTB e motores de pesquisa de referência. No total, esta ação irá decorrer ao longo de um período de dois meses, tendo como objetivos o aumento da notoriedade do destino e a captação de reservas junto de dez mercados estratégicos para o Algarve, nomeadamente a Alemanha, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega, França, Holanda, Itália, Reino Unido e Suíça.