fbpx

CREPC Algarve | 'Dia da Proteção Civil 2022'

Regionais
Tools
Typography

O Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO) 1 , é celebrado anualmente a 1 de março, data em que entrou em vigor a Constituição da mencionada organização.

Em Portugal, na sequência do Despacho n.º 6915/2008, 21 de fevereiro2 , foi instituído o Dia da Proteção Civil, a comemorar, anualmente, no dia 1 de março.

Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar os vários países para a importância da proteção civil; prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

Desde então, a referida data vem sendo assinalada, a nível nacional e distrital, com diversos eventos realizados, sobretudo, pelos vários agentes de proteção civil, bem como pelos municípios, com o propósito de promover a reflexão alargada dos valores que devem enformar esta área de atuação, envolvendo toda a comunidade e cidadãos.

Cabe à Organização Internacional de Proteção Civil a escolha do tema que serve de mote às comemorações. O tema do Dia Internacional da Proteção Civil deste ano é o seguinte “CIVIL DEFENCE AND MANAGEMENT OF DISPLACED POPULATIONS IN FACE OF DISASTERS AND CRISES; ROLE OF VOLUNTEERS AND THE FIGHT AGAINST PANDEMICS”.

O tema vem sublinhar o importante papel do voluntariado na área da Proteção Civil.

1 A data foi instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) como Dia Mundial da Proteção Civil ou Dia Internacional da Proteção Civil. A efeméride é celebrada em todo o mundo desde 1990, ano em que foi aprovada pela Assembleia-Geral da OIPC, com sede em Genebra, na Suíça.

2 Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 49, de 19 de março de 2008, do então Ministro da Administração Interna, Dr. Rui Carlos Pereira.

www.prociv.pt

ANEPCDiaProtecaoCivil1DiaProtecaoCivil2

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS