fbpx

'Rota do Petisco' é a grande vencedora do Prémio Nacional de Turismo Gastronómico

Regionais
Tools
Typography

O roteiro gastronómico mais conhecido do Algarve, a Rota do Petisco, organizado pela Associação Teia D'Impulsos, foi ontem reconhecido como o grande vencedor do Prémio Nacional de Turismo Gastronómico.

Foram por fim revelados os vencedores do Prémio Nacional de Turismo 2021, uma iniciativa do Expresso e do BPI, que reconhece as melhores empresas, práticas e projetos turísticos em Portugal. As categorias do prémio vão-se alterando e, nesta 3.ª edição, foram tidas em conta as seguintes: Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável. Foi também atribuído o Prémio Carreira a André Jordan.

De um modo geral, o júri teve em conta critérios como a capacidade de resposta ao impacto do Covid-19, a ligação ao consumidor, a inovação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Pela primeira vez, foi premiado o Turismo Gastronómico, que recebeu a maior "fatia" de projetos candidatos (30%) de um total de 439 candidaturas, um crescimento de cerca de 10% face a 2020. A Rota do Petisco foi a vencedora desta categoria, entre os cinco finalistas escolhidos: KAMPO by Chef Júlio Pereira, Região de Coimbra, Programa Seleção da AHRESP e Scoop 'n Dough. O júri teve em consideração "projetos que apostem na oferta gastronómica diferenciada e autêntica, alicerçada na valorização e promoção da gastronomia regional e nacional", lê-se no site do prémio. 

Um projeto reconhecido pela mão de uma associação sem fins lucrativos 

A Teia D'Impulsos, associação sem fins lucrativos organizadora do evento, não poderia estar mais entusiasmada com este reconhecimento de todo o trabalho árduo desenvolvido ao longo de 10 anos. O seu presidente, Luís Gonçalves, comenta: "É com indisfarçável orgulho que o recebemos, claro, mas atribui-nos também uma responsabilidade acrescida para continuarmos a trabalhar e a manter, se possível melhorar, a qualidade da Rota do Petisco. Obrigado a todos: à nossa equipa, aos nossos parceiros, sem os quais nada seria possível, bem como aos estabelecimentos aderentes e petiscadores."

Nuno Vieira, coordenador da Rota do Petisco, acrescenta: "Foi com um enorme gosto e orgulho que toda a equipa da TDI recebeu este reconhecimento nacional do impacto turístico da Rota do Petisco. 

"Foi com um enorme gosto e orgulho que toda a equipa da TDI recebeu este reconhecimento nacional do impacto turístico da Rota do Petisco. Este é um projeto que anualmente envolve diretamente milhares de algarvios e que constitui um motor da economia do turismo regional."

"Um dos maiores eventos gastronómicos a nível nacional"

A 12.ª edição da Rota do Petisco já está a ser preparada para acontecer entre 14 de setembro e 16 de outubro, por vários municípios de toda a região do Algarve, com novidades como a Rota da Memória e a Rota das Adegas. "Acreditamos que esta marca de vencedor do Prémio Nacional de Turismo será um incentivo para que mais parceiros se juntem à Rota do Petisco e que contribuam para a sua consolidação como um dos maiores eventos gastronómicos a nível nacional", conclui Nuno Vieira.

Teia d'ImpulsosTurismoGastronomico2

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS