fbpx

Faro - Antiga Fábrica da Cerveja | "Antígona" segunda criação de Cenas de Teatro

Regionais
Tools
Typography

Depois da estreia de MORRO COMO PAÍS, no passado mês de Dezembro na Associação 289, em Faro, chega agora à cena a tragédia de ANTÍGONA, com dramaturgia e encenação de Neusa Dias, a partir do texto clássico "Antígona" de Sófocles e das 'Antígonas' modernas de Bertolt Brecht, Jean Anouilh e António Pedro.

Na ANTÍGONA que se apresenta nos dias 18, 19 e 20 de Fevereiro, na Antiga Fábrica da Cerveja, em Faro,assiste-se ao derradeiro momento de vida de Antígona, antes de ser emparedada viva numa caverna, por ter desobedecido às ordens do rei (Creonte). Para ela é inconcebível negar cerimónias fúnebres a um dos seus irmãos, Polinices, considerado traidor e inimigo da cidade, enquanto a seu outro irmão, Etéocles, tido como propício à cidade, é concedida sepultura honrosa, depois dos dois irmãos perecerem às mãos um do outro. Por transgredir o édito de Creonte, Antígona morrerá.

Não entram neste espectáculo todas as personagens da tragédia que Sófocles criou, nem o Coro é formado por homens velhos. Nesta adaptação são apenas 5 as personagens que contam a história e, ao contrário do que sucedia na Grécia Antiga, todas são interpretadas por mulheres, sem qualquer transfiguração de género perante personagens masculinos. Esbatem-se, é certo, os conflitos entre homens e mulheres, entre novos e velhos presentes no texto original, mas, a tragédia maior de Antígona excede a omissão, continuando, 2500 anos depois da sua estreia, a comover-nos e a lembrar-nos que a existência humana e a constância das sociedades se medem perante o que escapa ao controlo por parte do Homem: a Morte. 

No elenco participam as artistas Marta Gorgulho e Neusa Dias e dez estagiárias do Curso Profissional de Intérprete/Actor/Actriz da Escola Secundária Tomás Cabreira, em Faro: Alice Velez, Ana Ferreira, Ana Pereira, Catarina Correia, Iara Jesus, Lara Ramos, Lia Férin, Maria Carrajola, Maria Sousa e Sofia Santos.

Antes da estreia do espectáculo, nos dias 10, 11 e 12 de Fevereirotambém na Antiga Fábrica da Cerveja, em Faro,realizam-se sessões de LEITURA, cabendo ao público ler em voz alta o texto de Sófocles. Sem qualquer pretensão de actuação performativa, os participantes são convidados a experimentar o chamado "trabalho de mesa" por que passam frequentes vezes os artistas de teatro na criação de um espectáculo. A leitura conta com a orientação da equipa artística e tem como objectivo divulgar de forma animada o texto e o seu autor, mas também ajudar o leitor/espectador a compreender a situação dramática proposta pelo texto teatral, libertando-o dessa necessidade no momento em que assiste à representação, capacitando, assim, talvez, o espectador para uma melhor atenção aos signos e significados presentes no espectáculo teatral.

Leituras

10 - 11 – 12 Fevereiro | 18h às 20h | Antiga Fábrica da Cerveja (Faro)

Participação gratuita. Inscrição prévia através dos contactos de Cenas de Teatro. >14 anos

Espetáculos

18 - 19 – 20 Fevereiro | sexta e sábado - 21h30 + domingo – 17h | Antiga Fábrica da Cerveja (Faro)

Preço: 6€ (desconto para estudantes de Artes Performativas). Bilhetes disponíveis nos dias e local de apresentação ou reserva/compra antecipada através dos contactos de Cenas de Teatro. >12 anos

INFORMAÇÕES, INSCRIÇÕES E RESERVAS

CENAS de TEATRO

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

www.facebook.com/5cenasdeteatro

www.instagram.com/5cenasdeteatro

+ 351 966 668 032

Cenas de TeatroTeatroAntigonaCoroFabricaCervejaFaroTeatroAntigona

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS