fbpx

Loulé | Apresentação do Livro "Os Moçambichos" de Maria João Neves

Regionais
Tools
Typography

“Os Moçambichos” é a obra da autoria de Maria João Neves que vai estar em destaque na rubrica “Livros Abertos” da Biblioteca Municipal de Loulé, no próximo sábado, dia 5 de fevereiro, pelas 15h30.

Sobre o livro, a escritora Lídia Jorge diz: “Este texto é quase um roteiro de zoologia fantástica com a humanidade ao fundo. A humanidade representada pela avó e pela tia-avó. Mas o motor das cenas, quem as faz narrar, é a criança, ou a memória dela. A memória da criança curiosa e admirativa, fascinada pela estranheza e pelo perigo. As histórias são de revelação do exótico, seu inesperado, seu perigo de alarme: Jagra, elefante bebé, macaca voadora, crocodilos, orangotango, tubarões, leõezinhos, leõzões… A tensão é feita entre a curiosidade da criança e a lembrança das idosas. A distância do tempo remete para uma geografia animal e telúrica que não mudou apesar da civilização ser outra. Nutre-se dos olhares contrastivos: o da criança e o das anciãs; o do passado africano e o do presente português.”

Maria João Neves nasceu em Moçambique, sendo a quarta geração da sua família nascida em África. Doutorada em Filosofia Contemporânea com uma tese sobre María Zambrano, é investigadora da Universidade Nova de Lisboa. Tem publicado livros e artigos científicos, um romance (“Troika-me” 2015) e crónicas (Jornal Cultura Sul / Postal do Algarve). Em 2002 escolheu a cidade de Tavira para viver. Dedica-se à filosofia, à escrita e ao ensino de yoga.

Em virtude das diretrizes da DGS, para participar neste evento será obrigatória a apresentação de certificado digital.

GAP da CM LouléMariaJoaoNeves

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS