fbpx

Albufeira | Exposição "Mundos Antigos" na Galeria de Arte do Pintor Samora Barros

Regionais
Tools
Typography

As ruínas estáticas de Pompeia, Cuzco e a pré-histórica Stonehenge surgem numa dinâmica de natureza viva na exposição de pintura “Mundos Antigos”, do artista holandês Ben Helmink, que vai estar patente ao público na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, em Albufeira, de 4 a 26 de fevereiro. Na mesma exposição, os visitantes podem apreciar a instalação “Dirigida ao pólen”, da artista plástica Sonia Cabañas.

Para ver  de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A Galeria de Arte Pintor Samora Barros encerra aos sábados, domingos e feriados.

A exposição “Mundos Antigos” é constituída por um conjunto de pinturas a óleo e acrílico com estrutura de areia, inspiradas na arquitetura antiga da Grécia e da Itália romana.

“Cada pintura conta a sua própria história, o que expressa a minha conexão e fascínio pelo Mundo Antigo”. Ainda a propósito dos trabalhos patentes na exposição, Ben Helmink, sublinha que “a divisão de algumas pinturas em três partes – os trípticos – causam uma tensão extra que procuro”.

Ben Helmink nasceu na Holanda e desde a sua infância é apaixonado pela pintura e pelo desenho. Trabalhou na Gerrit Rietveld Academy em Amsterdão e estudou História da Arte e Educação Artística. Vive no Alentejo desde 2006, perto de Santa Clara-a-Velha. No seu atelier “Monte das Moradias” expressa vários temas como as paisagens alentejanas, a Música e a Dança. A maior parte das exposições estiveram no Algarve e em Lisboa, mas também galerias da Holanda e Espanha estão interessadas.

Pinta especialmente o período do Renascimento italiano e a arquitetura antiga da Grécia, numa série de pinturas expostas com o título “Mundos Antigos“.

A técnica utilizada na sua Arte é reconhecida especialmente pelo uso de areia e ardósia. Para todos os interessados ​​em aprender a pintar com essa estrutura única, o atelier “Monte das Moradias” organiza workshops no estúdio e no Country Hotel junto à Lagoa de Santa Clara. A maior parte das obras encontra-se em exposição permanente no Santa Clara Country Hotel.

A exposição conta também, com uma instalação, da autoria de Sonia Cabañas, intitulada “Dirigida ao pólen”, constituída pelos seguintes trabalhos: Cisne (papel), Pato (papel), Coruja (papel), Flor (papel), Pássaros (barro com pedras – técnica mista).

A artista é natural do México, tendo estudado pintura e desenho em cursos livres na Escola Nacional Autónoma de Artes Plásticas “Academia de San Carlos”, da Universidade Autónoma do México. Atualmente reside no Algarve.

A sua arte envolve todas as técnicas da pintura e do desenho, incluindo a cerâmica e o papel marché. É membro da associação de artistas da Peace and Art Society de Portugal. Foi membro da Associação Internacional ArtNations e.V. de Munique, Alemanha. É co-curadora executiva das exposiçôes de Portugal e Espanha da GAPI - Gogyoshy Art Project Internacional da Holanda. É membro especialista da subcomissão da Comissão Arte e Cultura e Desenvolvimento na Coreia do Sul, bem como membro especialista da arte digital do comité de Arte da Federação Internacional de Cultura e da Arte desse país.

Já exibiu o seu trabalho artístico, individual e coletivamente, em países como o México, Portugal, Brasil, Espanha, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Itália, Finlândia, Alemanha, Coreia do Sul, Irão, República do Norte da Macedónia Turquia, Argentina, Japão, Arménia, Sérvia, Estados Unidos da América, Nepal, Peru, Índia, Marrocos e Singapura.

DCRP da CM AlbufeiraExpoMundosAntigos1ExpoMundosAntigos2ExpoMundosAntigos3ExpoMundosAntigos4

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS