fbpx

Restaurante 'Alameda' Faro | Celebração do 3º Aniversário

Regionais
Tools
Typography

O Alameda, situado em Faro, no Algarve, comemora o seu 3º aniversário com um evento "Entre Amigos", onde Rui Sequeira, o chef ao leme do restaurante algarvio, convidou três chefs que marcaram o seu percurso profissional para desenvolverem com ele um jantar de comemoração desta data. Wilson Pires é o barman convidado para a harmonização deste jantar que se realiza no próximo dia 22 de dezembro.

Alameda, inaugurado por Rui Sequeira em dezembro de 2018, apresenta uma filosofia de "fun fine dining" e propostas gastronómicas arrojadas desenvolvidas com produtos da região. Para celebrar o terceiro aniversário deste seu projeto, o jovem chef farense, que se foca em técnicas tradicionais e contemporâneas, convidou Hans Neuner, chef do premiado Ocean com 2 estrelas Michelin, Carlos Afonso, chef e proprietário do restaurante lisboeta O Frade, e o conhecido chef pasteleiro Márcio Baltazar, que foram seus colegas durante os anos em que trabalhou no restaurante Ocean. Wilson Piresbarman e fundador da marca de cocktails Verso, vai desenvolver harmonizações para a nova carta do Alameda e foi já integrado nesta comemoração. 

"Este aniversário marca o início dos jantares 'Entre Amigos', um evento que pretendo manter com regularidade onde o Alameda será o anfitrião das amizades que se desenvolvem nesta área tão desafiante e tão criativa em que trabalhamos. Queremos que seja um momento de experiências em termos de sabores, produtos e técnicas, onde promovemos a partilha e a união entre profissionais e, acima de tudo, proporcionamos uma experiência única aos nossos clientes.", refere Rui Sequeira.

Para início do jantar, as entradas: Miúdezas de frango, castanha e cogumelos, Tártaro de atum, folha de shiso e óleo de palma, e Puntillita, ficam a cargo de Guilherme Sousa, Fausto Fabri e Francisco Matias, elementos da equipa do Alameda. De seguida, o chef Carlos Afonso irá preparar dois pratos em que o atum e as ostras da ria Formosa estarão em destaque e, ainda nos pratos de peixe, o chef Rui Sequeira confecionará uma Carbonara de raia, antes de apresentar o seu Porco preto, morcela de arroz de Monchique e castanha. As sobremesas deste menu especial revelam a mestria dos chefes Hans Neuner e Márcio Baltazar, que preparam um Requeijão, pitanga da madeira e nozes de trás os montes, ao qual se seguirá, da autoria de Carlos Afonso, um Leite creme de cabra. Um menu de celebração da gastronomia em dia de festa para o restaurante Alameda, que reúne aqui uma equipa de luxo.

Para harmonizar estas propostas gastronómicas, há cocktails (criados por Wilson Pires), cerveja (Inédit Estrella), e vinhos de alguns dos melhores produtores nacionais, como Poças, Filipa Pato, e Quinta do Piloto, um "pairing perfeito" para as criações dos chefes.

O jantar "Entre Amigos" tem um valor de €89,90 por pessoa (com harmonização de vinhos incluída) e pode ser reservado através do contacto telefónico 289824831. Os clientes devem fazer o pré-pagamento na hora da marcação.

Sobre o chef Rui Sequeira - https://www.instagram.com/rui_sequeiraa/

Natural do Algarve, o chef Rui Sequeira, de 29 anos, estudou na região que o viu nascer até ao 12º ano. A paixão pela moda e pela cozinha fizeram-no rumar à capital portuguesa depois de terminar a escola, em busca de oportunidades nestas áreas. Trabalhou como modelo durante algum tempo, mas o gosto pela cozinha, que começou na infância, fê-lo largar o mundo da moda. Estudou na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e, de seguida, fez um estágio curricular em França, com o chef Serge Vieira. Terminado o estágio, conseguiu alcançar um dos seus grandes objetivos: trabalhar com o chef Hans Neuner no premiado Ocean, no Algarve. Aos 20 anos, e durante o estágio neste restaurante algarvio, Rui Sequeira concorreu ao programa "Top Chef" da RTP, em 2012, ficando entre os três finalistas. Após o final da competição, regressou ao Ocean, onde acabou por ser contratado e colocado num novo posto na cozinha: os snacks. Ao lado de Hans Neuner, chegou a ser subchefe e chef criativo do restaurante. Em 2017, após seis anos no Ocean, decidiu montar o seu próprio negócio. Situado no centro de Faro, o Alameda, inaugurado em dezembro de 2018, é um verdadeiro jardim interior que privilegia os produtos locais e sazonais. Rui Sequeira - um dos poucos chefs algarvios a explorar a cozinha da região de forma técnica e criativa - pretende fomentar relações próximas e informais com os clientes, sempre com o rigor em cima da mesa. 

Chefs AgencyRestauranteAlameda2RestauranteAlameda1RestauranteAlamedaRuiSequeira

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS