fbpx

GNR-UCC: Olhão – Sistema de Vigilância Costeira apreende Embarcação de Alta Velocidade e Reboque Pesado

Regionais
Tools
Typography

A Unidade de Controlo Costeiro, no dia 14 de dezembro, com recurso ao Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), o qual visa garantir a deteção, localização e identificação de ameaças no mar territorial, orla costeira e fronteira externa marítima da União Europeia, detetou movimentos suspeitos junto à Ria Formosa, na zona de Olhão, tendo apreendido uma embarcação de alta velocidade.

Através da vigilância entre os pontos de passagem autorizados da fronteira marítima, os militares da UCC detetaram um veículo pesado junto à Ria Formosa, na zona de Olhão. Após a monitorização dos movimentos da viatura, através de meios auxiliares de visão, complementares ao SIVICC, os militares deslocaram-se para o local para proceder à fiscalização da viatura.

No decorrer da fiscalização verificou-se que o veículo pesado transportava uma embarcação de Alta Velocidade, sem registo, equipada com quatro motores de elevada potência e diversos equipamentos de navegação (que permitem a navegação em alto mar).

A situação suspeita e o material apreendido indicia a prática de ilícitos criminais, atendendo às características do mesmo, nomeadamente o facto da embarcação não se encontrar documentada, sem registo (proprietário e matrícula) e com adulteração dos carateres identificativos dos motores.

No seguimento das diligências policiais, procedeu-se à apreensão do reboque da viatura pesada, da embarcação de alta velocidade e dos equipamentos transportados na embarcação. Foi ainda identificado 1 indivíduo.

Foi elaborado o auto de notícia e os factos foram remetidos para o Departamento de Investigação e Ação Penal da Comarca de Faro.

A Unidade de Controlo Costeiro é a unidade especializada responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em toda a extensão da costa e no mar territorial, com competências específicas de vigilância, patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do continente e das Regiões Autónomas, competindo-lhe, ainda, gerir e operar o SIVICC.

GNR-UCCGNRUCCOlhao1GNRUCCOlhao2

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS