fbpx

Natal´21 | Concerto do Coral Ossónoba na Igreja S. Pedro (Faro)

Regionais
Tools
Typography

O Grupo Coral Ossónoba, vai realizar o seu tradicional Concerto de Natal na Igreja de São Pedro (Faro) no Sábado, dia 18 de Dezembro às 21H, com entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

>> Pequenos Cantores de Ossónoba e Maestrina Verónika Rosová

Os “Pequenos Cantores d’Ossónoba”, coro infantil do grupo Coral Ossonoba nasceu em 1995, pela mão do Maestro António de Jesus, como resposta a solicitações de filhos de elementos do Coral Ossónoba que também queriam cantar em grupo. Tem participado em diversos concertos pela região e pelo país inteiro e em 2007 foi parte integrante do Coro do S. Carlos na apresentação da obra Carmina Burana. Participou diversas vezes em Concertos Promenade com a Orquestra do Algarve e em 2013 iniciou a sua participação no “Sonho da Música”.

Integra crianças com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos. É dirigido pela maestrina checa Verónika Rosová.

>> Ossónoba Coro Juvenil e Maestro Paulo Sopa

O “Ossónoba Coro Juvenil”, surge em 2002, com vozes exclusivamente femininas, provenientes do coro infantil. Antes de se tornar num coro misto, em 2005, com apresentação oficial na Abertura de Faro- Capital Nacional da Cultura, o grupo feminino participou em diversos encontros de coros. Atualmente é constituído por cerca de 20 jovens entre os 14 e os 19 anos que tem participado em diversos eventos tais como as “Dias de Solstício”, “Sonho da Música” e “Chorus Fest”, bem como em concertos de Natal. Em 2015 internacionalizou-se tendo participado em Itália, na região de Basilicata, em diversos festivais tendo realizado 25 concertos de elevado nível. O Ossónoba Coral Juvenil é dirigido pelo maestro Paulo Sopa.

Maestro Paulo Sopa - estudou no Conservatório Regional do Algarve "Maria Campina" e durante esse período teve a sua primeira experiência como coralista, no Coral Polifonia Portuguesa, sob a direção do Prof. Paulo Cunha. O gosto e vocação para a direção coral e técnica vocal, leva-o a estudar frequentemente estas matérias, realizando workshops com nomes da música nacional e internacional como Margarida Santos, Jos Wuytack, Edgar Saramago, Teresita Gutierrez Marques, Paulo Lourenço, Armando Possante, Rui Baeta ou Francisco Brazão.

>> CORAL OSSÓNOBA e Maestro Nuno Sequeira Rodrigues

O “Grupo Coral Ossonoba” é uma Associação Cultural sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, fundada em 1980 por um grupo de entusiastas da Música Coral. Simultaneamente, foi criado na Associação o “Coral Ossonoba” que teve a sua estreia nas “Festas da Cidade” em junho de 1980.Desde essa data e até ao presente, realizou e organizou mais de 450 concertos.

Nestes 41 anos tem-se apresentado em grande parte das localidades algarvias e restante País, tendo internacionalmente participado em concertos na França, Holanda, Espanha, Marrocos e Brasil. Conta com participações em programas da RTP e RTPI. Foi distinguido em 2002 pela Câmara Municipal de Faro com a Medalha de Mérito – Grau Ouro e recentemente foi declarada pelo Governo português como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.

Como principais iniciativas do grupo destacam-se o “Concerto da Primavera”, o “Festival de Coros de Faro”, o Algarve – Festival Internacional de Coros 2005, integrado no Faro – Capital Nacional da Cultura, o “Coros-Festival Internacional”, o “Corus Fest”, os “Dias do Solsticio” e o “Sonho da Música”.

Realizou em maio de 2016 a apresentação da CANTATA MUNDI, obra de Rodrigo Leão com arranjos de Rui Baeta e Ana Margarida Encarnação, tendo em 2018 apresentado em Faro, no Teatro das Figuras a obra CARMINA BURANA de Karl Orff que constituiu um dos seus maiores êxitos. Conclui em março 2020 a digressão EM CANTO PELA ALGARVIANA, integrada no programa “365 Algarve” em parceria com a Almargem.

A presente pandemia de COVID19 fez com que vários projetos fossem cancelados, contudo nunca deixou de ensaiar tendo-o feito durante o período de confinamento por meios telemáticos. Conta neste momento com cerca de 60 coralistas. É dirigido desde 2014 por Maestro Nuno Sequeira Rodrigues.

Maestro Nuno Sequeira Rodrigues nasceu em Portimão em 1979. Fez os estudos graduados e pós-graduados, em Música e Composição, na Escola Superior de Música de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa. Estudou com compositores de prestígio nacional e internacional tais como António Pinho Vargas, Christopher Bochmann e Sérgio Azevedo. Paralelamente, percorreu um percurso formativo variado, nomeadamente na área da Literatura, do Teatro, da Dança Contemporânea, da Pedagogia e da Musicoterapia.

Orientou múltiplos seminários na Área da Música, Movimento e Criatividade, entre outras participações em projetos artísticos e pedagógicos, no Algarve e em Lisboa. Atualmente, integra a Direção Pedagógica do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, instituição onde é docente desde 2002, tendo lecionado desde então um vasto leque de disciplinas teóricas e de conjunto, para todas as faixas etárias. Paralelamente, no âmbito da Licenciatura em Formação Musical, exerceu docência no Instituto Superior Dom Afonso III, em Loulé, e leciona Análise e Técnicas de Composição no Conservatório de Música de Olhão. No ano letivo passado foi docente na mesma disciplina na Academia de Música de Tavira. Na área artística, foi membro do Grupo Coral Adágio, de Portimão, de 2003 até 2011; em Faro, foi um dos fundadores do Coro de Câmara Vozart, agrupamento vocal no qual é intérprete e desenvolve um trabalho de harmonização e composição desde 2012. Em 2014 assume a direção artística do Grupo Coral Ossónoba, ampliando de forma assinalável o trabalho de harmonização e composição nesta área.

Organização: Câmara Municipal de Faro

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS