fbpx

Feira do Livro do PCP de Faro | Apresentação do Livro "A Pesca no Algarve Medieval"

Regionais
Tools
Typography
No próximo dia 10 de Dezembro (sexta), às 18H30, a VII Edição da Feira do Livro Novo e Usado de Faro irá contar com a sua primeira iniciativa, uma apresentação do Livro "A Pesca no Algarve Medieval".
 
"A Pesca no Algarve Medieval" é a primeira obra de José Marcelino Castanheira,  filho e neto de algarvios, gestor aposentado, com uma ligação de quarenta anos ao mar e à pesca apresentará a sua obra lançada no passado dia 13 de Novembro.
 
O livro «A Pesca no Algarve Medieval», é um acontecimento ímpar na historiografia sobre o Algarve dada a raridade de estudos sobre o tema. Resultou de uma tese dissertação defendida na Universidade do Algarve para obtenção do grau de Mestre em História e Patrimónios, variante História do Algarve, sob a orientação do Professor Doutor Luís Filipe Oliveira.
A investigação abriu novas perspectivas sobre a pesca, no Algarve medieval. Tentou apurar como seria a pesca ainda no Gharb al-Andaluz e, naturalmente, depois da conquista cristã, já no Algarve. Quais seriam as comunidades de pescadores existentes? Onde estariam situadas? E onde se pescaria? Nos rios? No mar? Que espécies se pescariam?
 
Estas e muitas outras questões abordadas neste Livro, que dá um contributo significativo para o conhecimento das questões ligadas à pesca, no Algarve Medieval, serão também parte desta apresentação.
 
A apresentação inicia-se pela 18H30 no Centro de Trabalho do PCP em Faro, sito na Rua de Portugal nº 44.
 
Convidada também é a editora que publica esta obra, a Sul, Sol e Sal podendo encontrar-se várias obras da mesma na Feira.
 
Patente de 4 a 23 de Dezembro e aberta ao público entre as 17h e as 19h30 durante a semana e aos Sábados entre as 15h30 e as 19h30, a VII edição da Feira do Livro Novo e Usado conta com mais de 2.000 títulos, incluindo uma vasta seleção de autores algarvios, literatura infantil & juvenil, banda desenhada, ficção científica, biografias, romances, policiais, política e poesia.
 
Serão cumpridas as normas da DGS em vigor à data do evento. Lotação Limitada.
 
A Comissão Concelhia de Faro do PCP convida toda a população a estar presente nesta iniciativa.
 
Para mais informações convidámo-los a aceder ao evento no Facebook.
 
PCP Faro
FeiraLivroPCP
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS