fbpx

AECO | Faro em Tons de Azul com uma Campanha para Retirar o Plástico dos Oceanos

Regionais
Tools
Typography

O mercadinho do Carmo acolheu no passado dia 5 de dezembro uma ação promovida pela AECO (Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos) em parceria com a Delegação do Algarve da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) para sensibilizar a população para a necessidade de reduzir a utilização de sacos de plástico e outras embalagens de descartáveis. Sob o mote de nos unirmos por oceanos mais limpos as duas associações ofereceram sacos de pano reutilizáveis aos munícipes. Os mais novos também não foram esquecidos com a oferta, por parte do próprio município farense que se quis juntar à causa, de lápis de cor embalados em papel reciclado.

Da parte dos visitantes estas iniciativas parecem ser úteis e bem-vindas. Fátima Costa, residente na zona da Penha, participou e conclui "Realmente venho aqui todos os domingos e vejo que a quantidade de sacos de plástico que se gastam podia ser menor. Este tipo de iniciativa vem lembrar-nos que todos os dias contam para fazer a diferença e que pequenos gestos todos juntos podem significar muito. Oferecerem-me este saco – continua - é um desses pequenos gestos. Para a semana já o trago comigo às compras".

A ACAPO salientou também a importância da sua participação: "Para além de contribuir para o bem comum no momento presente, estamos a unir esforços no sentido da sustentabilidade futura. E hoje com um pequeno jogo dinamizado com os participantes, provamos que reciclar é fácil, até de olhos fechados", disse Joana Afonso. Ricardo Martins, da mesma associação, destacou ainda, a necessidade de sensibilizar a população em geral para a dificuldade das pessoas com deficiência visual no acesso aos ecopontos, "nomeadamente quando as pessoas abandonam o lixo no chão, eletrodomésticos ou mobílias".

Apesar da organização ambicionar maior notoriedade no futuro, o balanço da ação é positivo e estima-se a partir do número de sacos distribuídos, que tenha sido possível interagir com mais de 120 munícipes. "As próximas ações de sensibilização planeadas são para públicos mais jovens e vão decorrer em escolas da região. Em Julho, no âmbito do nosso projeto Ria+ e com a ajuda dos grupos de escoteiros voluntários com quem fazemos anualmente campanhas de limpeza na ilhas barreira, talvez possamos replicar outra sessão destas de sensibilização aqui no mercadinho ou até mesmo no mercado municipal" remata Sandra Godinho que ajudou a organizar a ação.

A AECO agradece a colaboração da ACAPO e lança o desafio à população de viver este dezembro em tons de azul, reduzindo, reutilizando e reciclando as embalagens e produtos que não conseguirem evitar no decurso das comemorações natalícias.  

AECO - Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos. www.a-eco.org

CamapnhaAECO2

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS