fbpx

Faro | "Cenas de Teatro" Ciclo composto por 5 novos Espectáculos

Regionais
Tools
Typography

CENAS DE TEATRO é um ciclo composto por 5 novos espectáculos, a que se associam 5 leituras teatrais. Acontece na cidade de Faro, de Dezembro/2021 a Julho/2022, em diferentes espaços culturais: Associação 289, antiga Fábrica da Cerveja, CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, Biblioteca Municipal de Faro, Club Farense.

É um trabalho que tem como objectivos genéricos pensar, falar, fazer e dar a ver Teatro, acções que não podem ser dissociadas da intenção de formar e sensibilizar o público - para as Artes e para os temas humanos contemporâneos comuns que as expressões artísticas capturam. Três linhas de acção abrem caminho para a realização destes objectivos: criação e apresentação de espectáculos; realização de leituras teatrais dirigidas à participação activa do público; integração de estudantes-estagiários do Curso Profissional de Artes do Espectáculo da Escola Secundária Tomás Cabreira (Faro) em diferentes etapas e actividades do projecto (da interpretação à assistência de camarins).

5 textos de 5 autores dramáticos são o ponto de partida para a composição deste ciclo de CENAS DE TEATRO, oferecendo coordenadas para que se pense a actual região crepuscular em que se encontra a Humanidade, que, fechada em sua imanência, não consegue constituir-se enquanto Humanidade. E são eles: MORRO COMO PAÍS de Dimitrís Dimitriádis; ANTÍGONA de Sófocles; TERRORISMO de Irmãos Presniakov; DOIS HOMENS de José Maria Vieira Mendes; O FIM DAS POSSIBILIDADES de Jean-Pierre Sarrazac.

LEITURAS TEATRAIS

Dias antes da estreia de cada espectáculo, realizam-se sessões de Leitura Teatral, onde o público interessado na iniciativa lê em voz alta a peça teatral a partir da qual se constrói o texto levado à cena. Sem que haja qualquer pretensão de actuação performativa, os participantes são convidados a experimentar o chamado “trabalho de mesa” por que passam frequentes vezes os artistas de teatro na criação de um espectáculo. Todas as Leituras Teatrais contam com a orientação da equipa artística e têm como objectivo divulgar de forma animada os textos escolhidos e os seus autores, mas também ajudar o leitor/espectador a compreender a situação dramática proposta pelo texto teatral, libertando-o dessa necessidade no momento em que assiste à representação, capacitando, assim, talvez, o espectador para uma melhor atenção aos signos e significados presentes no espectáculo teatral. A participação é gratuita e aberta a todos (maiores de 14 anos), com ou sem experiência artística.

PRIMEIRA CRIAÇÃO – MORRO COMO PAÍS

É a partir do texto “Morro como País” do dramaturgo grego Dimítris Dimitriádis que se ergue o universo do primeiro espectáculo deste ciclo. Escrito em 1978, quatro anos depois do fim da chamada “Ditadura dos Coronéis” (1967 – 1974) - período na História da Grécia particularmente violento -, o texto evoca uma geração devastada por guerra civil, corrupção política, barbárie física e moral, situando-se entre a ficção e o documentário. Como cada país revê a(s) sua(s) ditaduras é, sem dúvida, uma possibilidade de abordagem, no entanto, não são as acções de uma ditadura (perseguição, interrogatório, prisão, tortura, fuzilamento) o grande problema que o texto coloca. Nele se encontra… o esboço de uma tragédia: a morte de um país, de uma História, de uma civilização que se recusa a reconhecer a sua transitoriedade. Seguramente, um texto da palavra, rico em imagens, figuras e elementos vigorosos, que dá prazer concretizar no acto da fala.

É na 289 - associação cultural vocacionada para a promoção e divulgação das Artes Visuais e outras manifestações de carácter artístico na região do Algarve, sedeada no antigo Solar da Quinta das Pontes de Marchil, em Faro, popular entre os Farenses como espaço outrora ocupado pela Associação de Comandos - que têm lugar os espectáculos e a leitura teatral de MORRO COMO PAÍS.

LEITURA TEATRAL - dias 9, 10 e 11 Dezembro - das18h às 20h | local: Associação 289 (Faro) Participação gratuita. Inscrição prévia através dos contactos de Cenas de Teatro. >14 anos

ESPECTÁCULOS - dias 17 e 18 Dezembro – 21h30 | local: Associação 289 (Faro) Preço: 6€ (desconto para estudantes de Artes Performativas). Bilhetes disponíveis nos dias e local de apresentação (a partir das 20h) ou reserva/compra antecipada através dos contactos de Cenas de Teatro. >14 anos

RESERVAS, INSCRIÇÕES E INFORMAÇÃO: facebook.com/5cenasdeteatro | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | +351 966 668 032

Cenas de TeatroCenasTeatro1CenasTeatro3CenasTeatro4

 
 
 
 
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS