fbpx

ALUT - Algarviana Ultra Trail / Pós prova

Regionais
Tools
Typography

Entre os dias 25 e 28 de Novembro de 2021, a Via Algarviana, foi o palco da quarta edição do ALUT - Algarviana Ultra Trail. Este ano, o evento de ultra trail running contou com a presença de quase 100 atletas, mas apenas 42 a solo, conseguiram percorrer os 300km, no limite de 72h.

O primeiro atleta a concluir a prova foi Rui Sequeira, vencedor da quarta edição ALUT, que realizou a prova em 47h17m. À conversa com o vencedor na chegada à meta, ele destacou a exigência do tempo da prova e o frio, como as principais dificuldades que enfrentou: “foi preciso vir para o Algarve para estrear todo o meu equipamento de frio.” e refereriu que: “é uma prova emblemática em Portugal, está a dar os primeiros passos, mas que tem umas condições fantásticas”.

No setor feminino, Carla André, foi a vencedora, após 59h37m de prova. A atleta cortou a meta, pelas 4 da manhã de domingo e chegou animada: “Foi espetacular. Foi a minha maior distância até hoje, foi desafiante, gostei muito. Quem quiser fazer não pode pensar que são 300km. É de abastecimente a abastecimento e chegar ao fim.

”Em estafeta, os vencedores foi a equipa C.D.C. NAVE - Trail Running, que finalizou a prova em 35h09m.

O ALUT desenvolve-se numa grande rota pedestre, a Via Algarviana, que atravessa 9 munícipios e mostra aquilo que é o interior do Algarve. Bruno Rodrigues, o diretor da prova, explica: “Nós organizamos esta prova para receber as pessoas no Algarve, para mostrar o Algarve e esse objetivo foi totalmente atingido”. Questionado sobre o sentido da próxima edição, Bruno Rodrigues deixa o suspense no ar: “Para que lado? Falaremos depois”.

A quarta edição, da prova mais longa de Portugal, ficou marcada por a inversão da direção, tendo sido, sentido Atlântico - Guadiana, o que elevou o grau de dificuldade, devido ao percurso final ser muito mais exigente, do que o incial. Esta terá sido a prova com mais elementos do género feminino (13) e estiveram presentes atletas de 11 nacionalidades diferentes: Portuguesa, Brasileira, Canadiana, Dinamarquesa, Espanhola, Filandela, Francesa, Inglesa, Luxemburguesa, Polaca e Romena.

O ALUT - Algarviana Ultra Trail contou com 60 colaboradores, todos eles atletas e é este factor, de ser uma prova feita de atletas para atletas, que cria o lema:

O ALUT não se explica. Sente-se.

Info: www.alut.pt

Facebook: https://www.facebook.com/Alut.pt/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCYZjGsWqN4yHQA7kZVmqqyQ

Take 5AlutUltraTrailAlutAlgarviana

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS