fbpx

À 2.ª semana "Festival Verão Azul" ocupa Loulé

Regionais
Tools
Typography

A 10.ª edição do Festival Verão Azul está já a bombar no Algarve! Depois do arranque em Lagos, esta semana é a vez da 10.ª edição do Verão Azul ocupar Loulé com um corpo de programação repleto de teatro, dança, performance, cinema e música.

Nos dias 12, 13 e 14 de Novembro, o dramaturgo, encenador e performer brasileiro Alex Cassal abre as portas d' "A Biblioteca do Fim do Mundo" - um espectáculo que recria um possível apocalipse, onde um pequeno grupo de espectadores e performers irá habitar a Biblioteca Municipal de Loulé, na companhia de autores do universo literário, como Marguerite Duras, Ray Bradbury, Virginia Woolf, Matilde Campilho, Homero, Umberto Eco, Mia Couto, Hannah Arendt, Clarice Lispector, Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outros. Não existe uma narrativa única a unir todos este nomes, mas uma série de conversas paralelas que se complementam e afastam, levando a que os espectadores possam sair com diferentes versões do mesmo espectáculo. A peça propõe lançar uma luz sobre um caminho aberto de diferentes narrativas e visões de mundo, que nos farão repensar o passado, o presente e o futuro.

A entrada livre e sujeita a reserva através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Também a 12 e a 13, mas na Cerca do Convento do Espírito Santo, a Galeria de Arte Ambulante - projecto de Tiago Gandra e Daniel V. Melim que se dedica a dar novos significados a objectos da cultura material portuguesa -, apresenta o "Centro Cultural do Carro". Nesta performance realizada a partir de uma exposição num velho Mercedes-Benz bege, as obras de arte são distribuídas pelos mais ínfimos espaços interiores e exteriores desse automóvel.

O Domingo, dia 14, está reservado para o poema visual da realizadora italiana Luciana Fina, que alerta à devastação e alteração da paisagem portuguesa. "Questo è il piano", para ver no Auditório do Solar da Música Nova, às 16h, é um filme que pretende provocar um debate urgente sobre o ambiente.

Hoje, 11 de Novembro, é ainda possível assistir à intervenção da comunidade artística local no festival, resultado da participação no Programa de Formação Artística desenvolvido pelo Verão Azul, em 2020. A não perder, às 18h30 e 20h30, no Parque Municipal de Loulé, a performance sonora "Orelhas de Burro", de Flávio Martins e José Jesus e, às 21h30, no Claustro do Convento do Espírito Santo, o espectáculo de teatro e dança "Chama-se Amor, Amor", de António Guerreiro e Carolina Cantinho.

A programação da 10.ª edição do Festival Verão Azul segue viagem para Faro. De 16 e 20 de Novembro, será possível desfrutar de criações de Sérgio Pelágio, João Caiano com Martim Santos, dos espanhóis ZA! e de dose dupla de Miguel Bonneville como performer e como BlackBambi, o seu projecto de música electrónica que vai fazer a festa com um DJ set frenético no encerramento do Verão Azul.

Produzido pela associação cultural casaBranca, o Festival Verão Azul tem financiamento da DG Artes e Câmara Municipal de Lagos, contando com co-produção do Teatro das Figuras de Faro e a Câmara Municipal de Loulé.

Tick Tack Tick Tack!

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL VERÃO AZUL - 11 a 14 Novembro

11 NOV
18h30 e 20h30 - 8100 Café, Parque Municipal de Loulé
Flávio Martins e José Jesus - "Orelhas de Burro"
Performance sonora

21h30 - Claustro do Convento do Espírito Santo
António Guerreiro e Carolina Cantinho - "Chama-se Amor, Amor"
Teatro - Dança

12 NOV
19h00 - Cerca do Convento do Espírito Santo
Galeria de Arte Ambulante - "Centro Cultural do Carro"
Performance

21h30 - Biblioteca Municipal de Loulé
Alex Cassal/Má-Criação - "A Biblioteca do Fim do Mundo"
Teatro

13 NOV
11h00 - Cerca do Convento do Espírito Santo
Galeria de Arte Ambulante - "Centro Cultural do Carro"
Performance

21h30 - Biblioteca Municipal de Loulé
Alex Cassal/Má-Criação - "A Biblioteca do Fim do Mundo"
Teatro

14 NOV
16h00 - Auditório do Solar da Música Nova
Luciana Fina - "Questo è il piano"
Cinema

18h30 - Biblioteca Municipal de Loulé
Alex Cassal/Má-Criação - "A Biblioteca do Fim do Mundo"
Teatro

PR&CFestivalVeraoAzul

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS