Faro | Biblioteca Municipal "Ler é o Melhor Remédio"

Regionais
Tools
Typography

«Ler é o melhor remédio» é o novo projeto da Biblioteca Municipal de Faro que, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Algarve, pretende distribuir "receitas poéticas" que, replicando a aparência de uma prescrição médica, recomendam ao utente a toma de poemas da autoria de diversos autores.

Numa estratégia integrada de promoção do livro, da leitura e das literacias, integrada no Plano Municipal de Leitura de Faro, esta iniciativa pretende levar o livro, a poesia e a leitura à comunidade e chegar aos utentes das unidades do Centro de Saúde de Faro, convidando-os a ler e a visitar a Biblioteca, conhecendo a sua programação e serviços.

A partir do mês de novembro, em estreita articulação entre as duas instituições, profissionais das equipas de saúde familiar e técnicos da Biblioteca unem esforços para melhorar o estado de alma dos seus utentes através da leitura de poesia.

A posologia das receitas indica que se deve “ler um poema de 12 em 12 horas” e, consoante o caso, a receita poderá contribuir “para melhorar humor”, “para começar bem o dia”, “para combater a dor emocional” ou até “para ler a um amigo”. É também autorizada e aconselhada a visita à Biblioteca Municipal de Faro, que terá um livro para oferecer a todos os cidadãos que apresentem a “receita poética”.

Para além de ser uma forma de entretenimento e de aquisição de conhecimento, a leitura pode contribuir para a saúde mental. Segundo estudos recentes, o hábito de leitura estimula o cérebro e pode auxiliar no combate a doenças e diminuir o stress.

Mun de FaroLeituraFaro

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS