fbpx

Aljezur | "Festival da Batata-doce" está de regresso

Regionais
Tools
Typography

Um dos maiores festivais gastronómicos de Outono do sul do país arranca no próximo dia 26 de novembro, em Aljezur.

Depois de uma versão digital devido à pandemia da Covid-19, o Festival da Batata-doce de Aljezur regressa com algumas restrições e adaptações, mas muito perto da “normalidade”. Sendo necessário procedermos a alguns ajustes, para responder às exigências e restrições ainda impostas pela pandemia de covid-19, proporcionando um espaço mais amplo e seguro para quem nos visita, o Municipio de Aljezur não quis deixar de dar um passo em frente e assumir a retoma deste importante evento.

A variedade de oferta gastronómica passará por tasquinhas com uma Zona Petisqueira no seu interior que abordará a batata-doce de Aljezur de forma mais “descomprometida” e leve, à qual se associam livremente os restaurantes do concelho, que nos seus espaços complementam a oferta gastronómica deste espaço do festival, nesta edição, reservada essencialmente a petiscos.

Várias dezenas de expositores, acompanhados de animação itinerante, trarão a cor, o artesanato e os produtos genuínos da região para deleite dos milhares de visitantes que são esperados neste fim-de-semana em Aljezur.

A tentação do doce mantem uma presença forte e em cada esquina do festival será fácil ser tentado por vários produtos onde a Batata-doce de Aljezur nas suas múltiplas utilizações, marca a diferença, seja através de pastelaria variada, num chocolate, num licor, numa compota, numa aguardente, num gelado ou até numas refrescantes e saborosas cervejas.

Para os visitantes estará também reservada a venda direta da melhor batata-doce do mundo, a Batata-doce de Aljezur, única com Identificação Geográfica Protegida (IGP), devidamente embalada e garantida pela Associação de produtores de Batata-doce de Aljezur que irá ainda disponibilizar a batata assada em forno de lenha e a Batata-doce frita.

A aposta e afirmação deste produto de qualidade tem sido nas últimas décadas uma preocupação permanente do Municipio de Aljezur, através de um apoio continuado à Associação de Produtores da Batata-doce e por essa via aos seus produtores. O festival da Batata-doce de Aljezur é um dos aspetos mais visíveis dessa parceria, tendo como principal intuito a valorização da produção agrícola deste produto secular e de sabor e características únicas, muito devido às condições endafoclimáticas que a zona demarcada apresenta para a produção da mesma.

Cremos serem motivos mais do que tentadores para uma visita a Aljezur no fim de semana de 26 a 28 de novembro. Visite o Festival da Batata-doce de Aljezur (Sexta e Sábado, das 12:00h às 24:00h e no Domingo, das 12:00h às 22:00h) deixe-se tentar por esta iguaria gastronómica.

A entrada e o estacionamento são Gratuitos. Seja bem-vindo ao Coração da Costa Vicentina!

Mun de AljezurFestivalBatataDoce1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS