fbpx

Portimão e Faro acolhem os primeiros concertos do "XIV Festival de Órgão"

Regionais
Tools
Typography

Sexta-feira, 5 de novembro, tem lugar o aguardado concerto de abertura do XIV Festival de Órgão do Algarve 2021, na Igreja Matriz de Portimão, com o organista António Esteireiro e a participação do Coral Adágio dirigido por António Alves.

Destaque para a interpretação das obras corais “A Hymn of St. Columba” de Benjamin Britten (1913-1976) e “Stabat mater dolorosa” do Stabat mater de João Rodrigues Esteves (ca. 1701-1752). A primeira obra comemora a vida de um missionário e descreve o dia do julgamento, primeiro em ansiedade e finalmente numa perspetiva de descanso. A segunda obra é uma prece e medita sobre o sofrimento de Maria, a mãe de Jesus, durante a crucificação.

No dia seguinte, 6 de novembro, António Esteireiro altera o repertório e apresenta-se a solo no órgão da Sé de Faro. Percorrendo o caminho construtivo e as influências que marcam este instrumento único de 306 anos, o programa de concerto recai sobre compositores alemães, italianos e holandês dos séculos XVI a XVIII. Escutaremos aberturas, passacaglias, corais, concertos, árias e sonatas, de Handel, Storace, Buxtehude, Bach, Paganelli, Scarlatti e Sweelinck.

Os concertos realizam-se às 21h00 e são de entrada livre (gratuita). O concerto de abertura do XIV Festival de Órgão do Algarve 2021 terá adicionalmente transmissão online pelo parceiro Mais Algarve, via https://www.facebook.com/acMusicaXXI

Natural de Lisboa, António Esteireiro realizou os seus estudos em Órgão, Música Sacra e Musicologia, em Lisboa, Regensburg, Munique e Bremen. Além de convidado regular dos principais ciclos de concertos e festivais de órgão nacionais, coordenou também vários ciclos de concertos, nomeadamente, a Integral Messiaen 2008 na Sé Patriarcal de Lisboa, os Ciclos de Órgão da Basílica dos Mártires e do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, e também o Ciclo de Órgão da Igreja de Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha). Apresentou-se também a solo em vários festivais europeus, no México e no Brasil. Atualmente leciona no Instituto Gregoriano e na Escola Superior de Música de Lisboa as disciplinas de Órgão e Improvisação.

Com organização da Associação Música XXI, O Festival de Órgão do Algarve 2021 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM. Conta ainda com o parceiro de alojamento Hotel Faro e com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira..

Página FB do evento: https://www.facebook.com/festivalorgaoalgarve/

Música XXIOrgaoAntonioEsteireiroOrgaoAntonioAlvesOrgaoPortimaoOrgaoFaro

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS