fbpx

Faro 2027 | Banca da Cultura recolhe Propostas Criativas de todo o Algarve

Regionais
Tools
Typography

Espaço urbano, comunidade, natureza, saúde e bem-estar com maior número de propostas. Desafiámos a comunidade e os agentes culturais da região a juntarem-se a nós para a construção da Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027. Os resultados superaram as expetativas.

Durante o mês de setembro decorreu uma chamada aberta ao setor cultural e criativo da região do Algarve para a apresentação de propostas e contributos para o programa cultural e artístico da candidatura. Foram recebidas um total de 73 propostas, de agentes de toda a região e que abordam as diferentes disciplinas artísticas, existindo um número expressivo de  projetos multidisciplinares. Muitos dos projetos mostram uma grande vontade de trabalhar com e para a comunidade, bem como de divulgar o património cultural Algarvio (material e imaterial) e levar a cultura a lugares fora do comum. Bruno Inácio, Coordenador de Equipa do Projeto da Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027, destaca a qualidade das propostas apresentadas, bem como a capacidade mobilizadora das entidades que aderiram a esta iniciativa:

“Estamos muito satisfeitos com a participação do sector cultural e criativo na chamada que fizemos para nos ajudarem a gerar ideias para o processo de candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura. Recebemos propostas muito interessantes que mostram a vontade e a capacidade de um sector que procura permanentemente reinventar-se, alargando a sua visão e capacidade de ação. Recebemos propostas de todo o Algarve, o que é igualmente muito importante pois a candidatura assume essa faceta vincadamente. Iremos agora analisar as propostas e procurar que dentro do processo de construção artística elas sejam relevantes”

Esta fase de recolha de ideias para o conteúdo artístico da Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027 contou ainda com um apelo a toda a população através do projeto  Banca da Cultura. Em formato online ou presencial, este projeto contou com mais de 800 participações não só de pessoas a título individual mas igualmente de entidades e organizações que se quiserem juntar ao processo. Durante 3 meses foram realizadas sessões digitais, visitas a associações e organizações regionais e ainda foi marcante neste projeto a existência de um espaço dedicado à candidatura no Mercado Municipal de Faro. Entre as temáticas mais referidas pela população em geral, destacam-se o espaço urbano e a comunidade, bem como a natureza, saúde e bem-estar, representando respetivamente, 29%, 18%, 11% e 8,2%  do total de propostas apresentadas. Sofia Martins, responsável pela área da participação pública na candidatura explica a importância do envolvimento da comunidade: "A Banca de Cultura surge como reforço das características de acessibilidade e proximidade que se pretendem com este projeto. Esta iniciativa permite-nos dar a conhecer o projeto, recolher ideias para o programa artístico e cultural da candidatura mas acima de tudo escutar sobre os desafios, ideias e propostas de diferentes grupos da nossa comunidade”.

A Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027 pretende continuar a mobilizar, afirmando-se como um espaço de cooperação e partilha. Junte-se a nós na construção de Faro 2027.

Visite a Banca de Cultura no Mercado Municipal de Faro e fique atento a outras iniciativas através do site https://www.faro2027.eu/ ou redes sociais @faro2027.

Faro2027Faro2027Marafados

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS