OASRAlg | Jornadas Internacionais de Arquitetura do Algarve 2021

Regionais
Tools
Typography

A Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos (OASRAlg) assinalou o Dia Mundial da Arquitetura com o lançamento das 1as Jornadas Internacionais de Arquitetura do Algarve (JIAA), sob o tema Ambiente e Território. Dias 9, 16, 23 e 30 de outubro de 2021.

As JIAA são uma iniciativa da OASRAlg com o intuito de promover o debate direcionado para um futuro imediato. Considerando a importância do território do Algarve como a maior zona turística do país e, consequentemente, das mais visitadas por estrangeiros, esta iniciativa abre caminho para explorar os temas centrais de debate nacional e internacional. Através da promoção da participação pública institucional (nacional e internacional), os contributos servirão para apresentar casos científicos atuais, com o cruzamento de propostas de iniciativa das comunidades e da parte educativa e académica.

A assinatura do compromisso do Acordo de Paris (2015) centrou as alterações climáticas como o tema global de debate. Nesse mesmo ano, aOrganização das Nações Unidaslançou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para transformar o mundo, acrescentando aos temas centrais da agenda a inclusão e a habitação. Com o aparecimento da pandemia, constatou-se o agravamento da condição humana, importando centrar o debate no cruzamento das questões de saúde pública das cidades, com o ambiente. Sendo a Arquitetura uma temática interdisciplinar nas questões culturais e ambientais, com a diversidade e especificidades territoriais do Algarve, a OASRAlg assume a promoção desse debate, com ações concertadas e eficientes.

Neste sentido, e porque o sucesso de todos depende exclusivamente de envolvidos, esta iniciativa permite criar sinergias entre instituições, com a promoção de conteúdo transversal e interdisciplinar, contribuindo para um futuro melhor. A participação de instituições que representem a governança, a cultura, o mercado, a produção, a sociologia, a economia, o turismo, a saúde, a engenharia, o ambiente, a ciência e a academia, asseguram o contributo dos temas aplicados no território do Algarve.

Programaticamente, as JIAA decorrerão durante o mês de outubro, com 7 sessões online em 4 sábados (10h12h / 15h-17h) e sessão de encerramento no dia 30 de outubro às 15h, com a apresentação pública das conclusões das JIAA, nas instalações da Biblioteca Municipal José Mariano Gago em Olhão.

Para participar nas JIAA, não são necessárias inscrições, sendo disponibilizado o link da transmissão em direto em:

https://oasralg.org/jornadas-internacionais-de-arquitetura/

OA AlgarveJornadasArquitetura

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS