"Música XXI" retomou em Festa as suas Atividades

Regionais
Tools
Typography

Dia 1 de outubro foi dia de festa! Foi num clima de descontração e muita emoção, entre amigos, que a Associação Cultural Música XXI retomou simbolicamente as atividades culturais na sua sede.

Dia mundial da Música, 1 de outubro, foi a data escolhida para que a direção daquela associação farense reabrisse as portas da sua sede intervencionada. As obras de renovação, apoiadas pela Câmara Municpal de Faro e pela União de Freguesias da  Sé e S. Pedro aumentaram o espaço da sala polivalente, permitindo melhores condições de trabalho e criação para os grupos associados que ensaiam naquele espaço.

Dia 1 de outubro foi também o dia em que, passados 11 anos, os protagonistas do sonho de Sequeira Costa em Faro, puderam voltar a deliciar-se com a sonoridade única retirada das mãos daquele brilhante pianista. Com a audição de um dos Scherzos interpretados no Teatro Municipal de Faro em 2010 os amigos da Associação tiveram acesso a uma gravação de excelente qualidade, captada e editada por Aníbal Madeira e Adriano St Aubyn.  João Neves dos Santos, o diretor artístico deste projeto de edição do CD do concerto, contou com uma sentida emoção, como foi privar com o professor Sequeira Costa durante os cinco dias da sua estada em Faro, há 11 anos. Teimoso, persistente mas delicado, foram os epítetos utilizados para caracterizar aquela figura maior da música.

A presidente da direção, Ana Cristina Oliveira, recordou o ímpeto que esteve na origem da Associação, agradecendo aos sócios fundadores, nomeadamente a Paulo Cunha, sócio nº1 e Presidente da Assembleia Geral, a força e a coragem para erguerem o sonho da criação de uma associação que reúne virtuosos músicos  e criadores que deram origem a projetos de qualidade reconhecida a nível nacional, como a Música de Pais para Filhos, as Estórias para Instrumentos, o Festival de Órgão do Algarve e a exposição World Press Photo. E, não só para recordar, mas, sobretudo, para incentivar a produção de mais eventos, Ana Oliveira apresentou a nova página de internet da Associação, colocando-a simbolicamente disponível a partir daquela noite atraves do endereço http://acmusicaxxi.pt

Para desocultar o véu do próximo grande evento produzido pela associação, Patrícia Neto Martins, diretora artística do Festival de Órgão do Algarve, que conta também com o alto patrocínio da Direção Regional da Cultura do Algarve e das autarquias aderentes, apresentou em 1ª mão a programação deste evento que se irá realizar nos concelhos de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, entre os dias 5 e 28 de novembro.

Música XXIFestivalOrgao1MusicaXXInovaSedeMusicaXXI1MusicaXXIFundadores

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS