Lagos | Novo Ciclo dá o Primeiro Passo - Encontro de 5ª feira

Regionais
Tools
Typography

Nesta quinta-feira, dia 7 de outubro, pelas 17 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Dr Júlio Dantas, o novo ciclo de Encontros do Grupo dos Amigos de Lagos dá o seu primeiro passo.

Depois dos testemunhos sobre algumas das relações mais relevantes entre “Lagos e o Mar”, iniciados com Hugo Pereira, presidente da Câmara e encerrados com Pedro Palma, capitão do porto, passando por Hugo Pereira, da Sopromar, João Pimenta, da Congelagos, Martinho Fortunato, da Marlagos, Pedro Pimenta, recordando as pescas e as conservas e Joaquim Esteves, da BlueFleet, ficou ainda muito por contar. Estão nesse caso “os vários desportos náuticos, a indústria e a faina da pesca contadas por empresários e pescadores, a protecção especializada do ambiente marinho, as alterações climáticas, a subida do nível médio do mar, a alteração de correntes e a formação de fenómenos meteorológicos mais destrutivos e imprevisíveis, a investigação e descoberta da imensa diversidade e riqueza imersas, desde outros produtos alimentares à energia e minerais”, como João Bago d’Uva lembrou, em mensagem dirigida a todos os sócios do Grupo.

No entanto, como realçou, em segunda mensagem, “a proposta da nova série do ciclo "Lagos e o Mar", não quer dizer que não comecemos pelo que se achar mais "urgente" e for programadamente possível”. Porque, “crianças e jovens estão na mesma Nau de todos, connosco viajam, a eles ensinamos a remar e a procurar o rumo certo” e porque “eles descobrirão novas rotas e novos portos, mesmo depois de nós, a exploração dos mares e as mudanças climáticas, que ainda nos cabe fazer e prevenir, é sobretudo para eles e por eles. Até já são eles que o exigem, seja a "menina da Suécia" ou o menino da Escola Sophia de Mello Breyner Andresen de Lagos”.

Por fim, porque “outros horizontes e outros recifes esperam as gerações [que se pretende que sejam as] mais bem preparadas de sempre”, João Bago d’Uva refere que, entre os "outros temas importantes" lembrados na sua primeira missiva sobre a proposta de que “é para as nossas crianças e os nossos jovens que primeiro teremos de olhar", se pode incluir no novo ciclo de encontros o contributo de convidados que tragam uma visão nova e válida.

O encontro tem entrada livre, a duração de uma hora e inclui debate.

Grupo dos Amigos de LagosLagos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS