DeVIR CAPa | COREIA #5 + encontro com Gil Mendo

Regionais
Tools
Typography

Lançamento do número #5 do jornal Coreia e atribuição do nome do Professor Gil Mendo ao estúdio 1 do CAPa.

Coreia é um projecto editorial de carácter artístico, crítico e discursivo, a propósito das artes em geral, firmado numa relação umbilical com a dança, preocupado em divulgar formatos vários como partituras, manifestos, entrevistas, crónicas, ensaios, críticas e reflexões em língua portuguesa. O jornal tem uma tiragem semestral de 3000 exemplares com distribuição gratuita por todo o país.

Apresentado pelo seu editor, João dos Santos Martins, o lançamento será acompanhado pela projecção do filme Against Waves e da performance Ehera Noara da artista sul-coreana Hwayeon Nam, interpretada por Ji Hye Chung, ativando o arquivo de uma das precursoras da dança moderna coreana Choi Seung Hee.

Muito raramente os unanimismos são desejáveis e não são exagerados. Mas nem sempre assim acontece, o Professor Gil Mendo é garantidamente uma salutar excepção, aos olhos de quem teve o privilégio de contar com o seu "colo".

No próximo dia 24 de Setembro, às 19h00, realiza-se um encontro com o Professor Gil Mendo, umas das pessoas mais importantes da Dança portuguesa e mesmo das Artes Performativas. A sua presença como professor, mas também como programador, e mesmo como desenhador de políticas para este sector, foi decisiva para o desenvolvimento da dança contemporânea no nosso país. Quase todos lhe devemos parte dos nossos percursos e o CAPa não é excepção, razão pela qual, a partir de agora, atribuiremos o nome do Gil ao estúdio número um daquele edifício.

direção editorial João dos Santos Martins
design gráfico Isabel Lucena
contribuição #5 Alice Dusapin & Christophe Wavelet, Anna Halprin, Bruno Zhu, Dani Issler, Gaya Medeiros, Henrique Neves & Sara Wookey, Hwayeon Nam, Leandro Souza, Leticia Skrycky, Min Kyoung Lee, Paula Caspão, Raimund Hoghe, Sara Graça
tradução José Maria Vieira Mendes, Patrícia Silva, Joana Frazão, Sara Godinho
revisão Pedro Cerejo
transcrição Cyriaque Villemaux
edição, produção e distribuição Associação Parasita, Circular Associação Cultural SITE Sara Orsi
apoios Atelier-Museu Júlio Pomar, Linha de Fuga, Devir Capa
agradecimentos Luca Giacomo Schulte, Ricardo Valentim, Stephanie Earle

Ehera Noara  2020  performance | 15 min
direção Hwayeon Nam
dramaturgia Kim Jae Lee
performance Ji Hye Chung
música Jowall
fotografia de imprensa de "Ehera Noara" de Seung-hee Choi, 1933, em "The Century's Beauty Dancer Choi Seung-hee", pp. 178-179 © Gim Ikhyun

Against Waves  2019  vídeo |  14min 53"
* a performance e o filme são falados em inglês e coreano, sem tradução em português

DeVIR CAPaDeVIRCAPa1


 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS