Portugal City Brand Ranking© 2021 - Algarve | Faro, Portimão, Albufeira, Loulé e Tavira compõem Top5

Regionais
Tools
Typography

Apesar de todos os municípios algarvios que compõem o Top 5 terem descido ou mantido posições no ranking nacional, não se regista qualquer mudança entre os cinco primeiros classificados, sendo a região liderada por Faro, Portimão, Albufeira, Loulé e Tavira.

Em algumas dimensões específicas, há algumas mexidas no topo da tabela. Portimão é agora 3º no ranking regional de Negócios, subindo uma posição. Albufeira desce uma posição no ranking de Viver, sendo ultrapassada por Loulé, enquanto este município desce à 4ª posição de Negócios. Lagos mantêm também a sua posição no ranking regional e também no nacional.

Olhão consegue subir duas posições justificando o estatuto de marca estrela ao atingir o 7º lugar com um excelente desempenho nas 3 dimensões, principalmente no que diz respeito ao desempenho online e redes sociais.

Ainda no Top 10, Silves e Vila Real de Santo António descem uma posição passando para 8º e 9º lugar. Aljezur mantém o seu lugar da edição anterior e ganha um lugar nos Negócios ao mesmo tempo que perde uma posição na categoria de Visitar. Na região do Algarve registam-se ainda algumas trocas de posição, com a subida de Lagoa ao 11º lugar, a recupera o lugar que ocupou na edição de 2017 passando Vila do Bispo. São Brás de Alportel sobe uma posição com uma excelente prestação nos Negócios e alcança a sua melhor posição de sempre.

“Apesar da perda de um lugar no ranking Nacional, Faro continua a manter-se no topo da região algarvia desde a primeira edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, liderando as dimensões de Negócios e de Viver. A capital do Algarve tem vindo a melhorar a sua pontuação nos Negócios, a manter a pontuação em Viver mas sofre um pequeno decréscimo em Visitar, o que não constitui uma ameaçada à sua liderança na região ou ao seu lugar no Top 10 dos melhores desempenhos de marca entre os 308 municípios portugueses,” acrescenta Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Consulting Portugal.

A 7ª edição do Portugal City Brand Ranking© analisa o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, ao longo dos últimos anos, gerando rankings não só por categoria, mas também por região.

Consulte o Ranking completo aqui.RankingAlgarvePortugal City Brand Ranking©: Uma importante ferramenta conhecer e comparar municípios

Mais do que um estudo baseado em dados que classificam o desempenho das marcas dos municípios portugueses de forma tangível e realista, edição deste ano do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2021, conta com uma renovada plataforma online que permite não só aceder aos estudos como, também, explorar toda a informação disponível sobre os municípios, podendo mesmo compará-lo com qualquer um dos outros 307 municípios nacionais.

A Bloom Consulting

Criada em 2003, a Bloom Consulting é uma consultora especializada no desenvolvimento de estratégias de marca para Países, Regiões e Cidades. Com sede em Madrid possui escritórios em Lisboa e São Paulo e Londres.

Para além de contar com casos de estudo em 5 continentes, a Bloom Consulting tem vindo a colaborar com a OCDE e a European Travel Commission, sendo ainda “Data Partner” oficial do World Economic Forum contribuindo para a elaboração do seu índice mundial de competitividade.

A Bloom Consulting é “Data partner” oficial do World Economic Forum e contribui para a elaboração do seu índice mundial de competitividade turística.

Metodologia

O Portugal City Brand Ranking© é um estudo anual desenvolvido pela Bloom Consulting, baseado num algoritmo proprietário, que considera diversas fontes de informação relacionadas com as três dimensões analisadas: Negócios, Visitar e Viver. Os resultados finais deste ranking não só medem as perceções sobre um município, mas também classificam o desempenho da sua marca de uma forma tangível e realista.RankingVariaveisA metodologia é composta por três variáveis base: a económica turística e social, representada por dados estatísticos; a procura através das pesquisas online, captadas pela ferramenta Digital Demand – D2©; e a performance online, através da análise dos sites e das redes sociais oficiais de cada concelho. Desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia da marca dos diversos municípios perante diversos públicos-alvo; investidores, turistas e novos residentes.

MultiComBloomConsulting

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS