Monchique | Dia Aberto - Campanha Arqueológica do Castelo de Alferce

Regionais
Tools
Typography

No dia 27 de agosto de 2021, entre as 09h00 e as 13h00, será realizado um "dia aberto" à população, em que todos os interessados poderão visitar a escavação arqueológica que está a decorrer no Cerro do Castelo de Alferce.

Saliente-se que não é necessária inscrição. Desta forma, os interessados terão a oportunidade de verificar os progressos dos trabalhos arqueológicos iniciados em 2020, verificar in situ as estruturas arqueológicas colocadas a descoberto e, ainda, interagir com a equipa que se encontra a investigar este emblemático local.

O Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce corresponde a um povoado fortificado de altura, que está classificado como sítio de interesse público. Implantado no limite oriental da mancha sienítica e parcialmente na área de transição geológica, o sítio arqueológico ocupa uma elevação rochosa que se destaca na paisagem envolvente, com 487 metros de altitude máxima.

O Cerro do Castelo de Alferce possui três recintos amuralhados não concêntricos, evidenciando-se que a coroar o cerro encontra-se o vulgarmente chamado castelo do Alferce, que corresponde a uma fortificação islâmica-omíada construída há cerca de 1000 anos. Importa frisar que este local foi ocupado em distintos momentos civilizacionais, realçando-se que as evidências mais antigas detetadas até ao momento enquadram-se na Pré-história recente, grosso modo entre meados do III e o II milénios a.C.

As coordenadas para o sítio são: latitude 37°19'10.9"N (37.319687) ; longitude 8°29'38.6"W (-8.494055).

Direções: Vindo de Portimão segue-se pela estrada nacional 266 até Monchique e, seguidamente, pela estrada nacional 267 até Alferce, salientando-se que à entrada da referida povoação deve-se seguir pela estrada municipal 1073, em direção a Portimão. 

Vindo de Silves segue-se pela estrada municipal 1077, em direção a Alferce.

Saliente-se que existe sinalética rodoviária a indicar o sítio arqueológico ("Castro do Alferce"), na zona denominada de Pedra Branca.

Importa referir que as viaturas deverão ficar estacionadas no sopé do sítio arqueológico, devendo o acesso ao seu topo ser realizado a pé através do caminho de terra batida aí existente (cerca de 600m).

Mun de MonchiqueCasteloAlferce

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS