Faro | "Gala Folkfaro 2021" Um espetáculo único no Largo da Sé

Regionais
Tools
Typography

Ainda não é o Festival que, durante 9 dias consecutivos de agosto, costuma animar a capital algarvia e muitas outras localidades da região, e onde as tradições do mundo atraem milhares de espetadores. Os tempos conturbados de pandemia ditaram, em 2020, a interrupção abrupta do maior festival de folclore do Sul. Mas é um sinal de esperança num regresso muito desejado, com a realização de um grande e único espetáculo, no emblemático Largo da Sé, na noite de sábado, 28 de agosto.

Um espetáculo único

Para além do anfitrião e organizador, o GRUPO FOLCLÓRICO DE FARO, em representação de PORTUGAL, subirão ao palco dois grupos internacionais em representação do PERÚ (Instituto Raíces del Perú) e do SENEGAL (Ballet Jammu).

O evento terá início às 22 horas, com transmissão direta online pela Mais Algarve. Como habitualmente, começará com o simbólico Hino do Festival “Unidos por um Laço”, uma composição de Luís Mascarenhas e Sandra Cristo, que este ano assume ainda um significado mais especial. O hino será coreografado pelo Clube de Danças João de Deus, o qual colabora com o FolkFaro desde a sua primeira edição, em 2003.

A Gala FolkFaro 2021 é organizada pelo Grupo Folclórico de Faro, que regressa aos grandes palcos depois de quase ano e meio de interregno. O evento conta com o apoio principal do Município de Faro e também da Direção de Cultura do Algarve. O espetáculo será realizado de acordo com as normas de segurança em vigor para espetáculos ao ar livre com menos de 1000 lugares, entradas controladas e distâncias de segurança garantidas. Também o MotoClube de Faro colabora nas refeições aos grupos convidados, fazendo jus à longa amizade e parceria que mantém com o Grupo Folclórico de Faro.

O FOLKFARO é o único festival do sul de Portugal com a certificação internacional do CIOFF®-Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental (ONG) com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objetivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. O CIOFF® está atualmente representado em cerca de 70 países e reúne mais de 250 festivais internacionais em todo o mundo.

Para garantir o lugar, os bilhetes para a Gala FolkFaro 2021 podem ser previamente reservados por email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou pelo telefone 924 067 032.

A retoma gradual das atividades do Grupo

A partir de março de 2020, por força da pandemia, o Grupo Folclórico de Faro foi forçado a cancelar todos os espetáculos, suspender o FolkFaro e adiar viagens programadas à França e à Argentina. Este ano, pese embora a continuação das restrições, o Grupo Folclórico de Faro tem vivido alguns momentos significativos, de que é exemplo maior a inauguração do conjunto escultórico “O Corridinho”, de Carlos Oliveira Correia, no passado mês de junho, em homenagem aos 91 anos de existência do Grupo. Entretanto, retomou as animações musicais em programas do INATEL e participou em sessões fotográficas no âmbito de um projeto do fotógrafo Luis Santos. Tem feito participações, já este ano, em programas de televisão (RTP e SIC) e é um dos parceiros do projeto “Eis o Algarve” integrado na programação cultural em rede “Bezaranha”. Prepara ainda uma colaboração com os artistas Tânia Carvalho e Matthieu Ehrlacher a apresentar na BoCA - Bienal de Artes Contemporâneas, bem como a edição de um livro sobre a história do Grupo, o mais antigo do Algarve.

GFFGalaFolkfaro2021

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS