Portimão | "Arrebita Portimão" regressa com Tributo ao Mar

Regionais
Tools
Typography

Depois do enorme sucesso de 2020, o Arrebita volta à cidade de Portimão para uma segunda edição que promete voltar a agitar as ruas do centro histórico da cidade! Com datas marcadas para o fim-de-semana de 21 e 22 de agosto, o Arrebita Portimão, uma parceria entre a Amuse Bouche e a Câmara Municipal de Portimão, reúne mais de 30 chefs que irão prestar homenagem à melhor matéria-prima local.

À semelhança do que tem vindo a acontecer em todos os eventos Arrebita, a programação conta com nomes consagrados do panorama gastronómico nacional, mas também com jovens talentos em ascensão. O desafio? Inspirarem-se na costa portuguesa e na serra algarvia para a criação de pratos únicos que terão um preço fixo de 6 €. A entrada é gratuita.

Entre os cozinheiros presentes (cartaz final abaixo) destaca-se a presença de seis chefs vindos de cozinhas premiadas com estrela Michelin: João Oliveira (Vista, Portimão, 1* Michelin), que se apresenta pela primeira à cidade que o acolheu fora da cozinha do Bela Vista Hotel & Spa, Pedro Almeida (Midori, Sintra, 1*Michelin), Rui Silvestre (Vistas, V.N. Cacela, 1* Michelin), José Lopes (Bon Bon, 1*Michelin, Carvoeiro), João Alves (sous chef LOCO, 1*Michelin, Lisboa) e a dupla Américo dos Santos e Miguel Gomes (pasteleiros Belcanto, 2*Michelin, Lisboa).

De sublinhar também a presença de alguns dos mais promissores jovens cozinheiros do país, como é o caso de João Narigueta e Filipe Rebocho (Híbrido, Évora), Pedro Sousa (Sr. Lisboa, Lisboa), Tomás Rocha e Rita Gama (Bicho Mau, Lisboa) ou do pasteleiro Carlos Fernandes. A cozinhar em conjunto estarão também Leandro Araújo e Rui Sequeira, responsáveis por dois dos mais badalados restaurantes do Algarve, o Cafezique (Loulé) e o Alameda (Faro).

Em ambos os dias, pelo menos um prato terá como estrela a sardinha, numa homenagem a um dos mais icónicos e antigos festivais do Algarve, o Festival da Sardinha de Portimão. Também em destaque estão outras espécies da nossa costa, como é o caso da cavala e do carapau.

Cumprindo todas as regras de segurança, o evento terá lugar no mesmo local do ano passado, ocupando duas ruas do centro de Portimão, ambas com entrada na Praça da República (Alameda). Os chefs irão cozinhar a partir de todo o tipo de lojas (barbearias, lojas de doces, papelarias, entre outras), que serão convidadas a assumir um papel ativo no festival. O recinto está aberto em ambos os dias das 18h às 22h30.

Vencedor do Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia em 2020, o Arrebita Portiugal é uma criação Amuse Bouche que tem como missão estimular a economia e o comércio locais, dinamizar as cidades e as regiões e incentivar o turismo nacional. Conta já com três edições: Portimão 2020, Idanha-a-Nova 2020 e Altitudo Guarda 2021.

CARTAZ ARREBITA PORTIMÃO 2021

Dia 21, sábado
João Viegas (Checkin, Faro) - Sarda curada, brioche fumado em cinzas, plâncton, raízes picantes e soufflé de batata
Pedro Sousa (Sr. Lisboa, Lisboa) - Tosta com ostra e perceves, “a tosta que a tua mãe nunca te fez”
Hugo Candeias (The Art Gate/Ofício, Lisboa) - Sandes de aba estufada em brioche
Tomás Rocha e Rita Gama (Bicho Mau, Lisboa) – Santoquetes (croquetes frios de santola, maionese de algas e folhas verdes)
Miguel Peres (Pigmeu, Lisboa) – A Porcalhona (bifana)
Marco Morais (F, Portimão) – Ceviche de corvina
Carlos Fernandes (Pasteleiro) – Isto não é uma tarte de amêndoas e figo
Leandro Araújo (Cafezique, Loulé) + Rui Sequeira (Alameda, Faro) - Tostada de javali, maionese de gamba da costa e pickles
André Magalhães (Taberna das Flores, Lisboa) – Picadinho de carapau
Miguel Diniz + Cristiano Barata (Vifanas) - Tosta de sardinha, pimento e toucinho *Opção vegetariana (sem toucinho)
Hugo Brito (Boi Cavalo, Lisboa) + Artur Gomes - Almôndegas de caldeirada com molho Xó (muxama, presunto, katsuobushi, Moscatel)
Maurício Vale (SOI, Lisboa) - Korean Bao Bun Burguer (Steam Bao, brisket burguer, kimchi, crispy kale e maionese de Gochujang)

Dia 22, domingo
João Oliveira (Vista, 1*Michelin, Portimão) - Taco vegetal de tomate coração de boi das castelhanas e sardinha assada
Louis Anjos + Ricardo Luz (Al Sud, Lagos) - Sandes em focaccia de choco, choco frito e maionese de lima
Marlene Vieira (Zunzum Gastrobar, Lisboa) + João Sá (Sála, Lisboa) - Filhós de forma com bivalves, coentros e alho/ Bao de porco alentejano com amêijoas
Rui Silvestre (Vistas, 1* Michelin, V.N. Cacela) - Caril de crustáceos, arroz tufado e limão caviar
João Marreiros (Loki, Portimão) - Melancia, algas da Arrifana, folha de figueira, citrinos e miso doce de milho
Lucas Azevedo (Praia no Parque, Lisboa) - Asas de frango fritas com molho avinagrado e aromático japonês
José Lopes (Bon Bon, 1*Michelin, Carvoeiro) - Pernil de porco grelhado, berbigões da Ria Formosa à Bulhão Pato, pickles de malagueta e cebolinho
Pedro Almeida (Midori, 1* Michelin, Sintra) - Katsu Sando de atum com mostarda, yuzu e alho francês
Filipe Rebocho + João Narigueta (Híbrido, Évora) - Brioche de cabeça de xara, pickles, pepino e manjerona
João Alves (LOCO, 1*Michelin, Lisboa) - Chicharro curado em miso de grão caseiro, cenoura algarvia e molho ceviche
Luís Barradas - Cavala fumada com escabeche de legumes do Hortelão
Américo dos Santos + Miguel Gomes (Belcanto, 2*Michelin, Lisboa) - Alcagoitas

+ info: www.arrebitaportugal.pt

Mun de PortimãoArrebitaPortimão

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS