AlgarveShopping | Exposição “Europe at Home”

Regionais
Tools
Typography

O AlgarveShopping recebe a exposição "Europe at Home" (Europa em Casa), uma mostra coletiva de fotografia e textos literários de vários artistas europeus que tem como objetivo unir diferentes cidades europeias e trazer a perspetiva artística sobre o momento particular da atualidade em que vivemos maioritariamente "em casa" (#EuropeAtHome).

Até dia 31 de agosto, os visitantes do AlgarveShopping têm a oportunidade de ver trabalhos de 54 artistas de 27 cidades europeias, fotógrafos e escritores, bem como aceder a outros conteúdos através do smartphone - cada peça tem associada QR codes que permitem aceder a informações mais detalhadas sobre cada cidade, artista e obra.

Entre os autores, há também dois portugueses. Sandro William Junqueira é escritor, realizador e professor de expressão dramática, tendo publicado vários romances, destacando-se "No Céu Não Há Limões" (2014, finalista do Prémio APE - Associação Portuguesa de Escritores) e "Quando as Girafas Baixam o Pescoço" (2017, finalista dos Prémios SPA - Sociedade Portuguesa de Autores). Na vertente de fotografia, expõe o fotógrafo português Vasco Célio que tem perseguido uma procura contínua de um olhar documental sobre o seu país, sobre a Europa e África. Tem várias publicações fotográficas, exposições individuais e coletivas, encomendadas por diferentes instituições, curadores, investigadores, e outros artistas.

"Europe at Home" um projeto europeu lançado pela 'Faro2027'

O projeto "Europe at Home" e esta exposição surgem no âmbito da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027. A cidade de Faro, através da 'Faro2027', convidou diversas cidades europeias, que apresentam a cultura como um dos seus principais eixos de desenvolvimento, a descodificar este momento particular da história através das fotografias de artistas e através dos textos de autores literários. Cada cidade a participar no projeto "Europe at Home" convidou um fotógrafo e um escritor a produzir imagens e textos que retratam a vivência do isolamento social latente no quotidiano das suas comunidades, consequência da crise pandémica.

Desde 2020 que a rede de cidades e artistas "Europe at Home" tem vindo a aumentar. Aquele que era um projeto somente digital ganha agora uma nova forma na primeira exposição na região e país.

A mostra está integrada no "Cultura no Centro", o projeto da Sonae Sierra que tem como objetivo apoiar artistas e entidades de âmbito cultural a nível nacional e local. Ao longo de 2021, serão realizadas várias atividades e eventos artísticos no AlgarveShopping, de forma a tornar a cultura acessível a todos os visitantes do Centro Comercial.

Data: até 31 de agosto

Hora: durante o horário de abertura do Centro Comercial

Entrada: gratuita

Local: AlgarveShopping (Guia – Albufeira), no Piso 1 do Centro Comercial

AdagiettoExpoEuropeHome1ExpoEuropeHome2ExpoEuropeHome  

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS