Algarve recebe primeiro Barco Adaptado para Cadeiras de Rodas

Regionais
Tools
Typography

Pela primeira vez no Algarve, grupos de pessoas com deficiências motoras ou com mobilidade reduzida vão poder passear ao longo da Ria Formosa e aproveitar os cenários reservados apenas, até aqui, a pessoas com capacidade para subir a bordo de embarcações de recreio.

A iniciativa partiu de uma empresa privada de capital português, sedeada em Faro. A Ria Formosa Boat Tours construiu de raiz um catamarã com capacidade para 16 clientes regulares ou 10 em cadeira de rodas, permitindo assim a estes últimos beneficiarem de uma experiência de que anteriormente não podiam usufruir em grupo: "Achámos que a maioria das empresas que promovem passeios, na região, não estavam a olhar para estas pessoas, muitas das quais gostariam de poder viajar calmamente na Ria, ir até à Deserta ou à Barra Velha, poder fazer birdwatching ou simplesmente apreciar um por-do-sol incrível a bordo de um barco, que é uma experiência que muitos nunca tiveram", adianta Paulo Gonçalves, proprietário e um dos skippers (tripulantes) do Algarvian Queen, o catamarã "amigo" das pessoas com deficiências motoras.

Para além disso, Paulo garante que está para breve a introdução, a bordo, de uma pequena grua que permitirá a estes clientes terem uma outra experiência com um pouco mais de adrenalina: um "mergulho suspenso", algo que permitirá aos clientes ficarem suspensos em contacto com a água em total segurança, numa cadeira especialmente preparada para o efeito.

Há já vários anos que Paulo se dedica aos barcos e à Ria, pela qual tem uma enorme paixão, a par da fotografia. Esse é aliás, um dos traços distintivos dos passeios que promove, ao ceder gratuitamente aos clientes fotos das experiências que a Ria Formosa lhes proporciona, sejam elas um passeio à Ilha Deserta, uma viagem à barra, aos viveiros de ostras ou apenas contemplar as aves ao por-do-sol, tirando partido da espetacularidade dos cenários.

Ar puro em tempos de pandemia

"É claro que somos uma empresa e que temos de gerar lucro, algo que é particularmente difícil nestas circunstâncias, com a pandemia, em que as pessoas estão mais contidas no que toca ao turismo. Mas nós, aqui, defendemos e aplicamos todas as medidas de segurança. E para além disso, temos uma dedicação muito especial ao cliente, ao Algarve e à natureza e a tudo o que ela tem para nos revelar. Esta possibilidade, para pessoas com deficiência, é apenas mais um passo no nosso percurso, ao nível da responsabilidade social", sublinha, garantindo que vai procurar fazer acordos com instituições que permitam baixar preços ou aplicar maiores descontos para este segmento – dado que a capacidade do barco, neste modo, fica mais reduzida e que, para além disso, o preço dos combustíveis não tem parado de aumentar.

Preparada para grupos ou para pessoas que compram o bilhete individualmente, o Algarvian Queen cruza durante quase todo o ano a Ria Formosa, uma reserva natural extremamente rica em biodiversidade, quer marinha, quer ao nível da avifauna e que é uma das 7 maravilhas naturais de Portugal.

A tripulação da embarcação é constituída por um mestre e um marinheiro, coadjuvada por um elemento experiente na gestão operacional dos passeios/experiências e atividades.

Refira-se que, para além da Ria Formosa Boat Tours, a empresa disponibiliza ainda charters privados (alugueres de barco exclusivos) num pequeno iate com skipper, através de uma outra marca, a Algarve WOW.

Para mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
https://www.riaformosaboatours.com/

Ria Formosa Boat ToursBarcoAdaptado2BarcoAdaptado1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS