Espaço Saúde 360º Algarve | Sessão Informativa sobre o Impacto do Calor na População Idosa

Regionais
Tools
Typography

“Saúde em Dia: Verão em Segurança - Calor e Terceira Idade” é o mote da próxima sessão informativa, promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em Faro, em parceria com a ARS Algarve e com o ACES Central do Algarve.

A sessão acontece no próximo dia 13 de julho, das 15h00 às 16h30, no Auditório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). A iniciativa tem como objetivo base alertar a população idosa, principalmente os doentes crónicos, para os cuidados a ter nesta altura do ano devido ao excesso de calor.

“Através de conselhos práticos que contribuem para o bem-estar e melhor qualidade de vida da população idosa, queremos que esta sessão sensibilize os mais velhos para os cuidados básicos a ter com o excesso de calor, de modo a terem um verão em segurança”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.  

‘’A desidratação é uma das situações mais comuns nos idosos durante o verão, levando a que seja necessário reforçar a importância do tema junto deste segmento da população, de modo a impulsionar a cuidados redobrados no que toca à saúde. Além disso, as temperaturas elevadas e o tempo seco podem contribuir para o agravamento de determinadas doenças crónicas tais como diabetes, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), insuficiência cardíaca ou hipertensão”, refere a médica Ana Karina Abreu.

Combater a desidratação, evitar bebidas açucaradas e alcoólicas, fazer refeições leves, optar, sempre que possível, por alimentos ricos em água, como fruta e legumes e evitar a exposição solar nas horas de maior calor são alguns dos conselhos a ser abordados na sessão informativa.

A conversa conta com a participação da Dra. Ana Karina Abreu, médica de saúde geral e familiar, do ACES Central do Algarve e com a Dra. Conceição Jardim, nutricionista da união de freguesias de Faro (Sé e São Pedro) e docente na Universidade do Algarve.

A sessão “Saúde em Dia: Verão em Segurança - Calor e Terceira” está enquadrada na atividade “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a área da saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos erróneos. Para isso, contam com o importante apoio de profissionais de saúde e de Associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a literacia em saúde no seio da comunidade idosa do Algarve.

A iniciativa é aberta ao público em geral, mediante inscrição obrigatória aqui.

Sobre o Espaço Saúde 360º Algarve

O Espaço Saúde 360º Algarve é um projeto promovido pela Plata521forma Saúde em Diálogo e financiado pelo Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020 e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, que decorre até dezembro de 2022.

Esta iniciativa, inspirada pelas diretrizes e objetivos definidos no Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021 da Direção Geral da Saúde, está alinhada com os princípios da coesão social e territorial e pretende promover a literacia em saúde em cidadãos com mais de 65 anos, baixa escolaridade e baixos rendimentos e em maior risco de isolamento de várias freguesias algarvias.

Este projeto tem como objetivo favorecer os determinantes comportamentais inerentes a um estilo de vida saudável, com avaliação final do impacto da intervenção na qualidade de vida e bem-estar de cada utente, através de uma abordagem integrada e centrada no cidadão e assente em parcerias e colaborações locais, tais como: municípios, freguesias, unidades de saúde, IPSS, associações de doentes, e outras entidades públicas e privadas na área social e da saúde.

Para mais informações visite: https://plataformasaudeemdialogo.org/espaco-saude-360-algarve/

LPMEspacoSaude360

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS