Vanessa Barragão / Instalação Artística Têxtil Outdoor «Algarvensis»

Regionais
Tools
Typography

Os motivos da Instalação Artística Têxtil “Algarvensis” feita especialmente para o GeoPalcos e a convite do Município de Albufeira, incidem sobre a fora local, sendo um dos grandes convites para fazer do barrocal de Paderne uma imensa galeria a céu aberto.

Sobre a velha ponte por onde os antecessores medievos passaram com produtos para comercializar ou com fores para as festas sazonais, descobrimos a instalação artística têxtil a partir de lã natural de ovelha algarvia, lãs recicladas provenientes da indústria têxtil a Norte, resina e outros materiais, cujo processo, para além da lavagem e cardagem da lã, levou também a artista a optar por técnicas de feltragem, manipulação têxtil e crochê.

O onírico e o surreal, em texturas apelativas ao toque e à degustação pelos sentidos, provocam no espetador um conjunto sinestésico de sensações onde as referências olfativas misturam-se com as visuais e as táteis, fazendo das obras de grande dimensão de Vanessa Barragão um verdadeiro convite a uma experiência sensorial multidimensional através do olhar.

Esta obra assinala uma nova etapa no trabalho da artista marcado pela saída das paredes do seu atelier para um novo espaço ao ar livre que era um grande desejo para este ano 2021. A volta para a sua terra natal trouxe memórias da sua infância passadas neste mesmo trilho onde hoje pode ser apreciada a sua obra e a maravilhosa paisagem natural que a envolve.

As variadas espécies de orquídeas selvagens presentes neste local podem ser observadas durante específcas alturas do ano, tendo a artista dado maior foco à espécie Algarvensis na concepção desta instalação, que representa também o seu reforescimento pessoal na volta às suas raízes. Pode ser apreciada agora de 2 de Julho a 12 de Setembro esta obra que mostra o poder da natureza e a beleza da mesma.

Veja o vídeo da criação da artista, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=0e2La6q3aNQ

Studio Vanessa AragãoVanessaAragao1VanessaAragao3VanessaAragao4VanessaAragao5VanessaAragao6VanessaAragao7VanessaAragao8

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS