Faro | Praias do Concelho receberam Bandeiras Azuis

Regionais
Tools
Typography

A Praia de Faro e as praias da Ilha da Culatra e Farol receberam esta quinta feira a cerimónia oficial do hastear das Bandeiras Azuis. Uma vez mais, todas as zonas balneares do concelho de Faro voltam a ser distinguidas com este importante galardão para a presente época balnear.

Além de todas as restantes praias, onde estas já estão hasteadas, a Bandeira Azul da praia da Ilha da Barreta (Deserta) será hasteada quando estiver concluído e a funcionar o apoio de praia (restaurante “Estaminé”), cuja edificação está a ser ultimada naquele local.

Desde 1987 que a Associação Bandeira Azul da Europa tem vindo a reconhecer, através desta distinção, o empenho demonstrado pelo Município de Faro, entidades públicas, bem como associações e concessionários para o cumprimento dos critérios para atribuição deste galardão às praias do concelho.

Simultaneamente, as praias da Ilha da Barreta (Deserta), Farol e Culatra voltaram a ser novamente distinguidas com a chancela de “Praia Qualidade Ouro” e “Praia Zero Poluição”, enquanto na vertente de acessibilidade, o concelho conta agora duas praias distinguidas: além da Praia de Faro, também a Culatra-Mar foi considerada “Praia Acessível”.

Neste âmbito, destacam-se também os investimentos em curso do Município para melhoria das zonas balneares do concelho, nomeadamente os trabalhos de requalificação do passadiço nascente (no valor total de 111.247 euros) e a requalificação de três casas de banho públicas na Praia de Faro (num investimento de cerca de 98 mil euros), além de outras pequenas obras e reparações anuais (acessibilidades, trânsito, serralharia, pinturas, passeios, jardins, electricidade, carpintaria, canalização, entre outros).

No âmbito do associativismo local, o Município atribuiu apoios à Associação Nossa Senhora dos Navegantes da Ilha da Culatra, à Associação de Moradores do Núcleo dos Hangares e e Associação da Ilha do Farol de Santa Maria para manutenção de infraestruturas de utilização pública e outras necessidades coletivas.

Simultaneamente, foi reforçada a limpeza de espaços e instalações de utilização coletiva na Praia de Faro e a vigilância e salvamento aquático nas praias do concelho (com reforço de mais quatro postos de praia municipais aos quatro existentes do procedimento regular).

Outro grande investimento do Município que vai requalificar a Praia de Faro enquanto estância balnear de excelência passa pela tão ansiada reabertura do Parque Municipal de Campismo da Praia de Faro, que recebeu um investimento municipal de 726.852 euros.

Após uma longa batalha para devolver este espaço ao interesse público, o novo Parque de Campismo da Praia de Faro, com capacidade total para 689 pessoas (entre cerca de 200 lotes para acampamento/ tendas e 24 lotes destinados a caravanismo), prepara-se para ser inaugurado já este sábado, dia 26 de junho.

Mun de FaroBandeiraAzulFaro

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS